MAHINDRA eXUV300: UM SUV ELÉTRICO DE PREÇO ACESSÍVEL SERÁ UMA REALIDADE EM 2023
A Mahindra está ciente da grande aposta que o seu maior rival, a TATA Motors, está fazendo na eletrificação. É por isso que a conhecida marca indiana colocará em marcha um ambicioso roteiro que permita recobrar o protagonismo que perdeu no terreno da mobilidade sustentável. Os planos iniciais da Mahindra destacavam a introdução de um crossover elétrico neste ano. No entanto, isso não irá acontecer.
O fabricante indiano assegura que as vendas atuais de carros elétricos são o principal obstáculo na hora de enfrentar um projeto tão ambicioso como é a eletrificação no mais alto nível do Mahindra XUV300, um dos pilares centrais que durante muito tempo sustenta boa parte da linha Mahindra. No entanto, pouco a pouco o carro elétrico vai ganhando protagonismo na Índia e suas cifras de vendas vão melhorando.
Os novos planos estabelecidos pela Mahindra destacam a introdução do eXUV300, a alternativa 100% elétrica do XUV300, em 2023. Nestes últimos anos a marca indiana esteve analisando as diferentes possibilidades de negócio e agora tudo indica que, em dois anos, terão as condições ótimas para apostar nesta tecnologia e, sobretudo, para o desenvolvimento de uma linha de produto.
No passado a Mahindra já deu seus primeiros passos no mundo da mobilidade elétrica. Há cerca de alguns anos foi comercializado o Mahindra e2o, um pequeno carro urbano elétrico. O fato de ser ‘o primeiro’ foi suficiente durante um curto espaço de tempo, já que a falta de atualizações e melhorias atrapalharam a continuidade deste modelo.
Assim que o e2o deixou de ser comercializado, todo o terreno conquistado pela Mahindra serviu apenas para pavimentar o caminho que anos mais tarde marcas como TATA, Hyundai e Morris Garage começaram a viajar. Em declarações à mídia especializada, Rajesh Jejurikar, um alto cargo do Grupo Mahindra, destacou que nem tudo está perdido: “Não vemos que o espaço dos veículos elétricos esteja esquentando, já que isso não se reflete nos números. Acreditamos que os veículos elétricos no espaço pessoal levarão entre dois e três anos para recuperar-se”.
Jejurikar falou do esperado eXUV300 elétrico: “O XUV300 será o primeiro SUV a submeter-se à transformação em um EV com um lançamento programado para 2023. Lançaremos uma grande quantidade de modelos depois disso e também estamos buscando explorar o potencial de novos projetos com veículos elétricos”.
A chegada do Mahindra eXUV100, o rival perfeito para o Dacia Spring, também foi afetada por todas estas mudanças realizadas na agenda de lançamentos. A Mahindra enfatizou na ocasião que será um veículo orientado à frota de empresas. Contará com uma autonomia máxima de aproximadamente 150 quilômetros.
O número de fabricantes que está apostando na mobilidade elétrica na Índia está crescendo. No entanto, neste momento apenas alguns veículos elétricos concentram o grosso dos emplacamentos. O MG ZS EV e o Tata Nexon EV são dois deles.