MAHINDRA ROXOR SOFRERÁ UMA RADICAL MUDANÇA DE DESIGN

A marca indiana divulgou um primeiro teaser da nova atualização que o Mahindra Roxor está prestes a estrear nos Estados Unidos. Uma nova mudança de design que nesta ocasião romperá drasticamente com a polêmica estética original do modelo, que devido à sua extrema semelhança com o antigo Jeep CJ-2 rendeu-lhe um imediato processo por parte do Grupo Fiat Chrysler Automobiles.
Devido à guerra judicial entre ambas as corporações pelo aspecto do pequeno todo-terreno, esta será a segunda atualização que o modelo sofrerá desde que foi apresentado em 2018. A anterior foi revelada com a estreia do modelo 2020 e já significava um notável salto em termos de design com relação ao seu antecessor, embora isso não fosse suficiente para acalmar a ira do Grupo FCA. De modo que os designers da empresa indiana tiveram que voltar à prancheta e propor uma estratégia totalmente diferente para poder seguir comercializando o Roxor nos Estados Unidos.
O teaser divulgado pela Mahindra do novo Roxor 2021 mostra somente a parte frontal, a zona onde se supõe que serão concentradas todas as mudanças. As mudanças do todo-terreno são bastante evidentes e também um pouco peculiares, pois em um esforço para livrar-se dos traços do modelo anterior, o novo Roxor 2021 contará com um aspecto bastante estranho.
O novo modelo elimina os traços próprios do antigo Jeep CJ-2 e agora conta com uma grade que tem a largura completa da carroceria, de modo que também desaparecem os arcos de roda trapezoidais tão característicos dos Jeep CJ e Wrangler. Em seu lugar surge uma grade plana e horizontal com os faróis principais muito mais separados e uma nova tela de cor preta na zona inferior.
A semelhança do Roxor com o Jeep CJ-2 não é casual, já que a Mahindra já vinha fabricando o modelo americano sob licença há décadas. De modo que não falamos de uma cópia, mas de um derivado direto do mesmo modelo. No entanto, todas as versões fabricadas até agora eram comercializadas na Ásia, daí que a Fiat Chrysler não gostou nenhum pouco quando a Mahindra lançou inesperadamente uma nova evolução deste modelo nos Estados Unidos, onde coincide no mercado com seu parente distante, o atual Jeep Wrangler e suas diferentes versões. Embora a verdade seja que o modelo da Mahindra nem sequer compete no mesmo segmento, pois se trata de um pequeno todo-terreno totalmente desprovido do equipamento básico de qualquer automóvel, já que não é comercializado como um veículo convencional, mas como um ATV, o que em alguns mercados é conhecido como um quadriciclo leve.
O Mahindra Roxor não conta com elementos básicos como portas, janelas e teto rígido, muito menos devemos esperar detalhes como vidros elétricos, ar condicionado e um sistema de infotainment, que já são de uso comum em todos os segmentos do mercado. Além disso, sua linha mecânica se limita a um antiquado motor de 4 cilindros turbodiesel de 2.5 litros que entrega 63 cv e 195 Nm de torque máximo. Potência mais que suficiente para mover o levíssimo peso do Roxor, mas que tampouco permite um rendimento dinâmico muito elevado.