MASERATI MCXTREMA COMEÇA SEUS TESTES NO CIRCUITO DE VARANO DE’ MELEGARI

O Maserati MCXtrema está quase pronto. Antes das entregas previstas para este verão europeu, o superesportivo da marca do Tridente está completando testes em pista para ajustar cada detalhe da atualização.
A própria Maserati quis atualizar-nos desta fase de testes, e há pouco divulgou um vídeo do MCXtrema mordendo as bordas do circuito italiano de Varano de’ Melegari.
Até o momento, o superesportivo da Maserati completou 200 horas de testes no simulador e mais de 1.000 horas de análise virtual, sem contar precisamente os quilômetros em pista.
Apresentado durante a Monterey Car Week de 2023, o MCXtrema se baseia no Maserati MC20 e só serão fabricados 62 exemplares, o que o converte em uma edição ‘ultralimitada’ destinada aos colecionadores mais devotos da marca italiana.
Trata-se de um carro projetado exclusivamente para seu uso em circuito, propulsionado pelo motor Nettuno 3.0 V6 biturbo, elevado até os 740 cv e 730 Nm de torque máximo, graças à instalação de dois turbo compressores melhorados.
Para gerenciar este aumento de potência, os engenheiros adotaram suspensões derivadas do mundo do automobilismo esportivo e um sistema de frenagem carbocerâmico de competição.
O powertrain se complementa com uma transmissão sequencial de 6 velocidades com embreagem reforçada e aletas no volante, que transfere a potência exclusivamente às rodas traseiras através de um diferencial mecânico de deslizamento limitado.
Esteticamente, o MCXtrema se distingue por uma carroceria ainda mais agressiva e aerodinâmica. As linhas mais arredondadas do MC20 de rua foram substituídas por formas mais angulares, o que lhe confere um aspecto atrevido e único.
O interior do Maserati não é diferente, com uma disposição simétrica que lembra o cockpit de um monolugar. O console de controle dividido, situado sobre uma estrutura central de fibra de carbono, se move em sincronia com a abertura das portas, facilitando a entrada e saída do condutor. Porém o mais destacado do interior é sem dúvida o volante, equipado com uma tela de 5.0 polegadas que proporciona toda a informação vital sobre o carro.
O preço ainda não foi anunciado, mas supomos de forma lógica que será muito superior aos aproximadamente 240.000 euros que custa um Maserati MC20 novo na Europa.