MAZDA MX-30 COM MOTOR ROTATIVO PODERÁ SER LANÇADO EM 2023

Depois de uma infinidade de rumores e de uma longa espera, a Mazda finalmente confirmou o regresso do seu mítico motor rotativo, e agora o fabricante japonês garantiu que essa solução já está muito próxima. Poderá estrear no início de 2023.
Como já sabíamos, o novo motor rotativo ou Wankel da Mazda não moverá as rodas deste MX-30 como tal, mas fará as vezes de gerador, funcionando como extensor de autonomia no veículo elétrico.
Este tipo de automóvel mantém sua configuração elétrica, mas acrescenta um pequeno motor térmico capaz de recarregar a bateria com o carro em movimento e alimentar diretamente o propulsor elétrico. Assim, o carro é sempre impulsionado pela parte elétrica.
Precisamente uma das principais desvantagens do SUV elétrico japonês é a breve autonomia que oferece, mas que segundo a marca, é mais que suficiente para o âmbito urbano para o qual foi pensado, mas a verdade é que se trata de um fator limitante.
De fato, o Mazda MX-30 anuncia unicamente 200 quilômetros de alcance no ciclo de homologação WLTP europeu, já que sua bateria tem uma capacidade bastante modesta (tratando-se de um SUV 100% elétrico), de apenas 35.5 kWh.
Essa ideia da Mazda de utilizar o motor rotativo como extensor de autonomia não é nova, já que em 2012 a marca japonesa já havia apresentado um protótipo baseado no Mazda2 que recorria exatamente a uma solução similar.
Cabe lembrar que o motor rotativo da Mazda cumpriu no ano passado 60 anos, já que foi em 1961 quando o fabricante japonês adquiriu a licença Wankel da empresa alemã NSU, e começou a fabricar este tipo de motor para seus carros, estreando-o no Mazda Cosmo Sport 110 S de 1967.
Desde então foram muitos os modelos equipados com este tipo de motor sem pistão, embora já faça um bom tempo que o Wankel desapareceu da oferta do fabricante japonês, em concreto desde que o Mazda RX-8 saiu do catálogo.