MAZDA3 PODERÁ SER SUBSTITUÍDO POR UM NOVO COMPACTO ELÉTRICO
No último mês de novembro, a Mazda anunciou um ambicioso plano de investimento de 10 bilhões de dólares para acelerar sua transição para a mobilidade elétrica.
O objetivo da marca japonesa é não ficar para trás em relação à concorrência e preparar-se para um aumento da demanda de carros de zero missiones, sobretudo na Europa e América do Norte. Nesta frente, o primeiro passo da Mazda poderá ser um modelo similar ao Mazda3 Sedan, mas alimentado por baterias.
A descoberta, que é a melhor maneira de descrever esta informação, é obra dos americanos da ‘The Drive’, que descobriram uma patente registrada pelo fabricante japonês nos Estados Unidos.
O informe fala de um powertrain elétrico muito interessante, que deverá oferecer uma ‘autonomia razoável’. Lendo nas entrelinhas, o objetivo deste novo projeto da Mazda deverá ser o de oferecer um carro com maior autonomia que o MX-30, cujo alcance fica em torno dos 200 km.
A patente mostra um sedan compacto, com uma forma que lembra muito um Mazda3 Sedan. A bateria é extremamente fina e larga, e pode ser de íons de lítio ou de estado sólido, enquanto que em relação aos motores, pode-se escolher entre uma configuração dianteira, traseira ou ‘dual motor’, para oferecer tração total.
É claro, o mero registro de uma patente não significa automaticamente que a Mazda irá fabricar esse modelo ou aplicar essa solução nos próximos anos. O que é certo, no entanto, é que algo está se movendo em Hiroshima.
Prova disso também, é que no dia 13 de janeiro será apresentado no Salão de Bruxelas uma versão de autonomia ampliada do MX-30. De fato, o crossover contará com um motor rotativo a gasolina que recarregará a bateria durante a marcha, aumentando consideravelmente a autonomia.
Além disso, na apresentação do plano de investimento apresentado em novembro, a Mazda antecipou a forma de um futuro esportivo elétrico. Em resumo, parece que logo chegarão muitas notícias do Japão.