MAZDA3 TURBO 2021: A VERSÃO APIMENTADA DO COMPACTO JÁ TEM DATA DE ESTREIA

Os entusiastas do mundo dos compactos esportivos podem estar com sorte, especialmente todos aqueles que veem no Mazda3 seu automóvel ideal. Dizemos tudo isso porque o pessoal do Jalopnik revelou uma grande notícia, é que a marca japonesa está a poucos dias de apresentar a versão mais apimentada do seu compacto, que virá acompanhada de um turbo compressor.
Estaremos diante de uma versão turbo alimentada do compacto japonês que se situará como a mais exclusiva da linha e cuja data de apresentação acaba de ser revelada pela própria marca: dia 8 de julho de 2020.
Além de anunciar este dia, a Mazda lançou um vídeo de curta duração onde se pode escutar o som do grande protagonista desta versão, ou seja, um propulsor de 4 cilindros turbo alimentado. O candidato que tem mais chances de ocupar o vão motor do compacto é um bloco Skyactiv-G de 2.5 litros que atualmente é utilizado para dar vida ao Mazda 6. Falamos de um propulsor que desenvolve 250 CV e um torque máximo de 420 Nm, o que lhe dá a mesma potência do Hyundai i30 N standard, mas com cerca de 70 Nm de torque adicionais.
No entanto, nem tudo são boas notícias, já que, apesar destas cifras, parece pouco provável que a Mazda utilize o termo compacto esportivo com esta versão, pois tudo parece indicar que não contará com um diferencial autoblocante no eixo dianteiro, nem tampouco com um chassi convenientemente revisado para tirar o melhor dele nas curvas. Além disso, outro detalhe muito importante que confirma essa teoria seria a presença exclusiva de uma transmissão automática no lugar de uma manual de 6 velocidades, enquanto que a energia será enviada às quatro rodas.
Será uma pena se a Mazda não aproveitar o destacado chassi do compacto e a sua excelente transmissão manual para oferecer uma versão de alto desempenho que revolucione um segmento muito popular entre os entusiastas das quatro rodas. Por enquanto só resta esperar e ver com o que a Mazda nos surpreenderá no próximo dia 8 do mês que vem. Estaremos atentos.