MBUX HYPERSCREEN: MERCEDES-BENZ MOSTRA O FUTURO DO SEU INFOTAINMENT A BORDO

No CES 2018, que costumava ser celebrado nesta época em Las Vegas, a Mercedes-Benz apresentou o seu avançado sistema de infotainment Mercedes-Benz User Experience, mais conhecido do grande público como MBUX, um avançado pacote tecnológico que foi evoluindo, mas que agora neste ano de 2021 que acaba de começar, dará um grande salto evolutivo com uma nova tecnologia que a Mercedes-Benz denominou Hyperscreen, que estreará no esperado novo carro-chefe da linha Mercedes-Benz EQ, o elétrico Mercedes-Benz EQS.
A primeira coisa que chama a atenção vendo as imagens reveladas pela Mercedes-Benz é o seu enorme formato curvado e assimétrico com um tamanho de mais de 56 polegadas, maior inclusive que a do novo Cadillac Escalade com 38 polegadas, que servirá para cobrir praticamente todo o painel com uma superfície dividida na verdade em três zonas de interação que incluem o quadro de comandos, uma grande tela central e outra secundária na área do copiloto, para que este também possa interagir com o sistema e o assistente.
Toda esta superfície em suas diferentes zonas servirá, entre outras coisas, não só para monitorar distintos parâmetros do sistema elétrico, mas também para mostrar os habituais serviços como navegação, sistemas de áudio e telefone, etc, tudo isso com um minimalista desenho. A cereja do bolo são as duas saídas de ventilação circulares HVAC, uma em cada esquina, que segundo explica a marca alemã, servem para vincular o mundo digital com o analógico. Para alcançar esse efeito ligeiramente curvado da superfície e uma interação e visão claras, o vidro temperado foi processado em temperaturas de 648º C.
No entanto, a grande novidade será um assistente que representa a verdadeira grande evolução do MBUX Hyperscreen, que funcionará com uma avançada inteligência artificial e que também será capaz de aprender com nosso uso e o de nosso copiloto graças ao ‘machine learning’. Isso permite, por exemplo, que o sistema possa fazer sugestões inclusive em termos de conforto e manuseio, ou que o sistema seja capaz de levantar automaticamente a suspensão do carro em uma mesma área acidentada ou íngreme depois de registrar que o condutor a tenha levantado uma primeira vez nesse mesmo lugar.
Também servirá para registrar e executar rotinas, como por exemplo, realizar uma chamada específica a alguém todas as terças-feiras após sair do trabalho. Tudo isso será vinculado a um perfil pessoal, de modo que a experiência e a sugestão serão diferentes dependendo do condutor que esteja ao volante. É claro que também não faltará o habitual “Hey Mercedes” para que o assistente responda aos nossos pedidos.
Este sistema MBUX Hyperscreen será um opcional dentro da futura família Mercedes-Benz EQS que, lembrando, será um sedan, mas também terá uma versão SUV. Modelos que estão cada vez mais próximos de chegar às ruas.