MERCEDES-AMG CLE 53 COUPE 2024: ESPORTIVO ALEMÃO CHEGA COM 449 CV
O Mercedes-Benz CLE Coupe já é uma realidade do qual informamos recentemente todos os detalhes. Esta semana, o pessoal da AMG revelou a antessala daquelas que serão as versões mais apimentadas do modelo. O Mercedes-AMG CLE 53 4Matic Coupe 2024 aterrissa com um motor de 6 cilindros em linha turbo de 3.0 litros.
Este bloco conta com câmaras de combustão melhoradas, novos anéis de pistão, injeção otimizada e um novo turbocompressor de gases de escape. É claro, tampouco falta o gerador de arranque integrado de segunda geração do fabricante alemão e um sistema elétrico de 48 volts. Isso soma 23 cv e 205 Nm de torque à equação.
No total, o novo modelo produz 449 cv entre 5.800 rpm e 6.100 rpm, assim como 560 Nm de torque máximo. Alcança os 600 Nm com a função Overboost. Associado à transmissão 9G ‘Speedshift’ da AMG que envia a potência às quatro rodas, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.2 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h (270 km/h com o Driver’s Pack).
O modelo oferece vários modos de condução, os Slippery, Comfort, Sport, Sport e Individual. Neles podem ser ajustados diversos parâmetros como o motor, a transmissão, o chassi e a resposta da direção, adaptando a condução ao gosto do condutor. Tampouco falta um modo drift que envia toda a força ao eixo traseiro. De série se inclui adicionalmente a direção ao eixo traseiro.
Esta pode girar as rodas traseiras até 2.5 graus em velocidades inferiores a 100 km/h e até 0.7 graus em paralelo com as rodas dianteiras em velocidades superiores a 100 km/h. A cereja do bolo é uma direção AMG de três etapas e o sistema de suspensão AMG Ride Control, projetado para melhorar a agilidade sem sacrificar o conforto.
O Mercedes-AMG CLE 53 4Matic Coupe aproveita as inovações conceituais e técnicas dos C e E Class, levando-as a um plano totalmente esportivo. Com seu agressivo design, seu equipamento exclusivo e performances de condução seguras e esportivas, o novo modelo de duas portas se situa como o pináculo da linha, pelo menos por enquanto.
Distingue-se claramente das versões convencionais pela grade dianteira AMG Panamericana, acompanhada de um para-choque mais agressivo e entradas de ar de maiores dimensões. Os designers da marca também alargaram os arcos dianteiros em 58 mm e os traseiros em 75 mm, dando-lhe uma presença muito mais imponente na estrada.
De série surgem rodas AMG de 19 polegadas, mas pode equipar outras opcionais de 20 polegadas. Atrás delas se escondem discos de freio dianteiros de 370 mm de diâmetro com pinças de quatro pistões; e traseiros de 360 mm com pinças flutuantes de um só pistão. Em ambos os eixos vão pintadas na cor vermelho de série, embora haja mais alternativas.
As mudanças continuam na traseira com lanternas LED revisadas e conectadas com um elemento em vermelho escuro. Há também um pequeno aerofólio e novos tubos de escape gêmeos. Opcionalmente pode-se equipar o pacote AMG Optics, que soma um difusor e um aerofólio mais marcados, assim como novos elementos aerodinâmicos dianteiros e traseiros. A ele se somam os pacotes AMG Night e AMG Carbon.
No interior são de série a instrumentação digital de 12.3 polegadas, o sistema de infotainment de 11.9 polegadas, o volante AMG Performance achatado forrado em couro preto e Alcantara, e os estofamentos MB-Tex/microfibra com costuras na cor vermelho. Como extra destaca-se o pacote de bancos AMG Performance, que são simplesmente brutais.