MERCEDES-AMG GT4 CONCEPT SERÁ APRESENTADO EM GENEBRA
A Mercedes-AMG iniciará as comemorações dos seus 50 anos daqui a duas semanas no Salão de Genebra, com a apresentação de um protótipo sedan de quatro portas.
Esse modelo, por enquanto conhecido como X290, pretende antecipar um modelo de produção previsto para 2019, também um substituto do CLS Shooting Brake e um potencial rival do Porsche Panamera Turbo, do BMW Série 6 Gran Coupe e do Audi A7/S7.
Espera-se que esse modelo de quatro lugares, um projeto liderado pelo próprio CEO da AMG, Tobias Moers, conte na versão mais potente com um motor V8 4.0 biturbo (o mesmo do novo E 63) - com novos turbos de dupla entrada - produzindo em torno de 600 cv, funcionando em conjunto com uma transmissão AMG Speedshift MCT e um sistema de tração integral 4Matic.
Em uma versão menos potente, o GT4 poderá utilizar o novo motor seis cilindros 3.0 turbo. A AMG considera colocar em funcionamento um gerador ISG sob a forma de um pequeno motor elétrico de 20 cv alojado na transmissão que permitirá arranques imediatos, start & stop quase imperceptíveis, tudo funcionando através de um sistema elétrico de 48V. Está previsto ainda um modo ‘drift’.
O novo modelo será fabriado com base na plataforma modular de tração traseira MRA, que atende desde o C Class até o S Class, mas em uma versão modificada de modo a ter ajustes nas larguras das bitolas e na distância entre-eixos. A estrutura em alumínio será a mesma do AMG GT, utilizando materiais mais leves no piso do carro e na carroceria, especificamente alumínio e aço de alta resistência.
A suspensão será específica para esse novo modelo. É possível que o sistema Air Body Control seja o mesmo do E 63, com as molas assumindo três níveis de ajuste.