MERCEDES-AMG ONE: RECORDE EM NÜRBURGRING PARA CARROS DE PRODUÇÃO

A Mercedes-Benz anunciou que seu hypercar híbrido Mercedes-AMG One bateu o recorde de volta para um carro de produção em Nürburgring com um tempo de volta de 6:35.183.
A volta foi completada no último dia 28 de outubro, segundo a Mercedes-Benz. Os alemães escolheram o ganhador das 24 horas de Nürburgring e competidor da DTM, Maro Engel, como piloto encarregado de buscar o recorde, que aconteceu em um dia frio do outono europeu onde partes da pista não estavam completamente secas. Ainda assim, o AMG One pôde derrotar o detentor anterior do recorde, o Mercedes-AMG GT Black Series, por mais de oito segundos, uma diferença considerável.
“Foi realmente uma experiência inesquecível”, contava Maro Engel no comunicado. “Não esperava que pudéssemos estabelecer um tempo de volta assim com estas condições de pista. Algumas áreas cruciais do traçado, ainda não haviam secado por completo e, portanto, era complicado. Foi um desafio especial. Tentamos encontrar a estratégia de implementação ótima durante os testes prévios. Assim como Lewis Hamilton e George Russell em seus finais de semana de corridas, também tive que usar a energia elétrica do propulsor híbrido da melhor maneira possível. Isso não é fácil, especialmente com este comprimento de pista. Além disso, a função DRS tinha que ser utilizada de forma ótima”.
O AMG One é o mais próximo a um carro de Fórmula 1 moderno que se pode conseguir para rodar na estrada. Debaixo da carroceria encontra-se um powertrain derivado daquele que equipa os carros de F1 da equipe Mercedes-AMG Petronas. Isso significa que se trata de um motor V6 turbo alimentado de 11.000 rpm montado bem no meio e emparelhado com um motor elétrico, que envia a potência às rodas traseiras através de uma transmissão sequencial de 7 velocidades e um diferencial de deslizamento limitado. Na parte dianteira também há dois motores elétricos de 120 kW, um para cada roda. E sem esquecer de todas as partes aerodinâmicas ativas ao longo da carroceria.
Vale a pena mencionar que a volta do AMG One foi registrada com base no novo estilo de Nürburgring para medir os tempos por volta. O desenho da pista tradicional, utilizado antes de 2021, tinha carros que entravam e saíam da pista em diferentes lugares, omitindo a pequena reta que vem depois da curva 13. Sob o novo método ‘oficial’ de Nürburgring para registrar os tempos de volta, que utiliza uma só saída/linha de chegada e inclui essa pequena reta, o AMG One marcou um tempo de volta de 6:35. Se tivesse que seguir o antigo método de registro de tempos, o hypercar alemão teria estabelecido um tempo de volta de 6:30.705.