MERCEDES-AMG PODE ESTAR PREPARANDO UM FÓRMULA 1 PARA AS RUAS
Os rumores sobre um hiperesportivo da Mercedes-AMG já estão há um bom tempo sendo veiculados por diferentes meios de comunicação do setor automobilístico em todo o mundo, mas nunca nenhum deles havia se pronunciado enfaticamente. No entanto, o TopGear.com afirma que durante o Grande Prêmio da Bélgica de Formula 1, disputado no último fim de semana no circuito de Spa, uma pessoa de cargo de alta importância na empresa alemã declarou que “definitivamente, está chegando”.
De acordo com o que vinha se falando ultimamente, a Mercedes-AMG está desenvolvendo um autêntico monstro de quatro rodas carregado de tecnologia. E ao que parece, o hiperesportivo da marca de Stuttgart contará com a tecnologia herdada diretamente dos carros de Fórmula 1 de Lewis Hamilton e de Nico Rosberg, assim como uma imponente parte mecânica, onde o motor derivará diretamente do V6 turbo de 1.600 centímetros cúbicos campeão do mundo e que desenvolve 710 cv.
Por outro lado, também temos lido diversas publicações afirmando que o motor do novo modelo alemão deverá recorrer a uma cilindrada maior para garantir uma alta confiabilidade, já que os motores dos carros de Fórmula 1 não são concebidos para aguentar milhares e milhares de quilômetros. Em qualquer caso, e de uma maneira ou de outra, se quiserem colocar o modelo à venda para o público, devem buscar formas de aumentar a vida útil do motor, seja aumentando a cilindrada ou reduzindo consideravelmente o desempenho.
Enquanto o motor a gasolina envia sua potência ao eixo traseiro, passando antes por uma transmissão específica, a energia elétrica se transmitirá ao asfalto mediante o eixo dianteiro, melhorando assim a tração e otimizando a divisão de pesos. Como já dissemos aqui, tratando-se de peso nos veículos de alto desempenho cada grama conta. Por isso, não seria de estranhar que o projeto do carro esteja sendo realizado levando em conta materiais de alta resistência e leveza, como o alumínio e a fibra de carbono.
Se tudo isso for confirmado e finalmente o hiperesportivo da Mercedes-Benz chegar às ruas, será um modelo que certamente ficará acima de veículos tão especiais como o Ferrari LaFerrari e o Porsche 918 Spyder, siendo seu rival mais direto o AM-RB 001 que a Aston Martin e a Red Bull estão desenvolvendo em conjunto e cuja aerodinâmica encontra-se sob a responsabilidade de Adrian Newey.