MERCEDES-BENZ 770 K QUE PERTENCEU A ADOLF HITLER SERÁ LEILOADO NOS ESTADOS UNIDOS

Adolf Hitler é um dos personagens da história que teve sua vida analisada até o mínimo detalhe, mas talvez não seja do conhecimento geral o fato de que o ditador não tivesse carteira de motorista. Mas isso não significa que não tivesse um carro. Aliás, sua coleção de veículos era formada pelo que havia de melhor na época, embora o Führer nunca tivesse conduzido nenhum deles. Um dos modelos mais destacados de todos era um Mercedes-Benz 770 K, que será leiloado dentro de duas semanas.
No próximo dia 17 de janeiro o carro estará no evento que será celebrado pelo Worldwide Auctioneers no Arizona (EUA), onde não foi estimado o valor do lance vencedor, embora se suponha que será um número elevado. A parte positiva é que no final, o veículo fará algo positivo para o mundo, pois 10% do que for arrecadado será destinado às atividades relacionadas com a memória do Holocausto.
O veículo, cuja denominação completa era Mercedes 770 K Grosser Offener Tourenwagen, mas que familiarmente acabou sendo conhecido como ‘Die Grosser Mercedes-Benz’. Esse apelido, ‘O Grande Mercedes-Benz’, era por razões óbvias, já que o carro media quase seis metros de comprimento e dois de largura.
Também era um carro bastante pesado, se aproximando das quatro toneladas, algo que se devia principalmente pela blindagem adicional que contava: placas de aço de 40 milímetros nas portas, vidros reforçados e reforços de aço de 60 milímetros no solo. Tudo isso era para evitar disparos e inclusive bombas, mas o fato de se tratar de um conversível nos faz pensar seriamente que tipo de segurança podia oferecer.
Debaixo do capô se escondia um motor 7.7 de 230 cv que lhe permitia atingir os 170 km/h. Como curiosidade, no piso dos lugares traseiros havia uma base que Hitler utilizava para ficar em pé e aparecer em uma posição superior.