MERCEDES-BENZ ANUNCIA CLA SHOOTING BRAKE
A Mercedes-Benz anunciou o lançamento da derivação Shooting Brake do CLA. A nova perua será apresentada ao público em janeiro, no Salão de Detroit, nos EUA, e poderá ser encomendada a partir dessa data com as primeiras unidades chegando aos clientes no final de março.
O CLA Shooting Brake tem praticamente as mesmas dimensões da versão coupe de quatro portas: com 4.630 mm de comprimento, 1.777 mm de largura e 1.435 mm de altura a Shooting Brake é apenas 3 mm mais alta.
Mas são as dimensões da traseira que mais diferenciam os dois modelos, que na perua atinge 4 cm a mais de espaço em altura nos lugares traseiros. A capacidade do porta-malas é de 495 litros, 25 litros a mais que o CLA convencional (1.354 litros com os bancos traseiros rebatidos). A zona de carga tem uma amplitude de 1.328 mm. Entre as opções consta a abertura elétrica do porta-malas Easy-Pack. O coeficiente aerodinâmico da Shooting Brake é 0.26.
No lançamento da Shooting Brake, estarão disponíveis dois motores diesel e três a gasolina, além de versões de tração integral 4Matic – todas as opções com função start&stop e atendendo a norma Euro6.
Destaque para o CLA 200 CDI com 136 cv, que anuncia um consumo de 25,6 km/l e emissões de CO2 de 101 g/km, além de uma velocidade máxima de 215 km/h. O outro diesel é o CLA 220 CDI com 177 cv.
Na motorização a gasolina está disponível o CLA 180 com 122 cv, o CLA 200 com 156 cv e o CLA 250 com 211 cv (que também tem opção 4Matic). No segundo semestre de 2015 chegarão o CLA 200 CDI 4Matic e o CLA 220 CDI 4Matic. Todas as motorizações poderão ser acopladas a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades 7G-DCT.
Quando a comercialização do modelo tiver início, estarão disponíveis também as versões AMG Line e Urban uma edição limitada OrangeArt Edition, com vários detalhes específicos em cor de laranja e equipamento extra.
A segunda versão da atual linha será a Mercedes-AMG CLA 45 Shooting Brake com 360 cv e 450 Nm debitados do motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina.
Nesta versão esportiva, que será apresentada em março no Salão de Genebra, a perua é capaz de chegar aos 100 km/h em 4,7 segundos e anuncia um consumo de 14,5 km/l. Caracteriza-se pela sua transmisão de dupla embreagem AMG Speedshift DCT-7, tração integral AMG Performance (que permite uma distribuição de torque que varia entre a tração dianteira completa e uma distribuição equitativa entre ambos os eixos), freios esportivos, escape esportivo e regulagens de chassi específicas.
Destaque para a função Race Start, para otimizar a aceleração. A caixa de velocidades conta com um modo “C” (Eficiência Controlada) na qual o start&stop está ativo. Possui ainda um ESP de três níveis de intervenção, suspensão esportiva e detalhes estéticos específicos. O Mercedes-AMG CLA45 Shooting Brake terá também uma edição limitada OrangeArt.