MERCEDES-BENZ C CLASS 2021: A QUINTA GERAÇÃO MOSTRA SEU REVOLUCIONÁRIO INTERIOR

Um dos modelos mais populares dentro da linha oferecida pela Mercedes-Benz é o seu sedan de tamanho médio, ou seja, o C Class. Há seis anos chegou a quarta geração, de modo que os engenheiros da empresa já estão trabalhando em um digno sucessor, assim como mostra o vídeo abaixo. Falamos de um exemplar que segue camuflado tratando de ocultar seus segredos, mas que graças a esse recente vídeo podemos conhecer um pouco mais em detalhes.
Nos referimos a um filme em que a nova geração do sedan sai para dar uma volta pela Autobahn e nos deleita com sua facilidade para alcançar os 250 km/h na estrada alemã. O sedan segue os passos do renovado E Class, já que apresenta uma grade frontal mais ovalada ladeada por faróis mais delgados. Também se contempla um para-choque com entradas de ar chamativas, um capô com duas nervuras marcadas e novos retrovisores.
Essa arquitetura, que é uma evolução da atual MRA (Modular Rear Architecture), será utilizada no próximo E Class e compartilhará alguns elementos com a plataforma EVA (Electric Vehicle Architecture) utilizada para a futura geração de modelos elétricos EQ. Obviamente, também estará presente na versão perua do C Class.
Alguns dos avanços que receberá a quinta geração do C Class virão herdados de seus irmãos maiores E e S, de tal forma que poderemos encontrar uma rede eletrificada de 48 volts, ou seja, uma solução que oferece muitas vantagens tanto de desempenho como de economia no consumo de combustível, sem esquecer a última tecnologia de iluminação. Neste sentido, a Mercedes-Benz abandonará a solução de xênon em favor dos sistemas LED, que oferecerão um potente facho de luz de até 600 metros.
Onde se espera uma revolução é no design interior do C Class. Junto a uma nova distribuição dos elementos haverá um sistema de infotainment similar ao que a Audi desenvolveu para o novo A8, com uma tela táctil de 30 centímetros localizada no console central, que permitirá a visualização tridimensional de mapas de navegação. No entanto, não se espera nenhum sistema de controle de gestos nem um quadro de instrumentos táctil, já que, nas palavras da Mercedes-Benz, “muitos opcionais operacionais estão confundindo o cliente”.
Essa revolução no habitáculo parece um fato se atentarmos ao mencionado vídeo divulgado no canal do YouTube Mr. Benz, que teve acesso privilegiado à nova geração do sedan alemão e inclusive pôde dar uma volta com ele. Ainda camuflada, a próxima entrega do C Class exibe uma tela de grandes dimensões como a que nos referimos, assim como um volante e bancos novos.
O próximo C Class receberá uma evolução dos sistemas de assistência já disponíveis no novo S Class. Avanços que permitirão ao proprietário do carro conduzir seu automóvel na garagem através de um smartphone, além disso, pela primeira vez, estarão disponíveis os precisos mapas digitais fornecidos pela empresa Here, que foi adquirida pela Audi e BMW, para utilizá-los no controle de velocidade. Por último, o usuário poderá desfrutar de uma conexão à internet (três anos grátis) que inclui um ponto de acesso WLAN.
Com relação à parte mecânica, o C Class será impulsionado pelos conhecidos motores de 4 cilindros, incluindo o diesel OM 654 de 2.0 litros lançado no E Class em 2016, que oferece 195 cv e 400 Nm. Também poderá contar com uma geração completamente nova de propulsores de 6 cilindros, tanto a gasolina como diesel, sem esquecer a presença de uma versão híbrida plug-in, com um alcance em modo elétrico superior aos 100 quilômetros.
Agora já sabemos que a quinta geração do C Class será revelada no próximo dia 23 de fevereiro em um evento virtual onde serão descobertos todos os detalhes da nova entrega do popular sedan alemão.