MERCEDES-BENZ CANCELA SEUS PROJETOS COM VEÍCULOS ‘FUEL CELL’
A Daimler, proprietária da Mercedes-Benz, acredita que o futuro passará pelos híbridos plug-in (PHEV) e pelos elétricos, e não pelos modelos movidos a célula de combustível de hifdrogênio. Por isso, decidiu cancelar o desenvolvimento dos projetos que tinha em andamento relacionados com o fuel cell, especificamente um GLC, com seu lançamento previsto para o final de 2017 ou início de 2018.
Esse modelo seria destinado principalmente às frotas e seria de produção limitada. Conforme o pessoal do InsideEV, Dieter Zetsche, o CEO do grupo Daimler, justificou a decisão de abandonar o hidrogênio, dizendo que a diferença entre os fuel cell e os modelos elétricos está diminuindo. “A vantagem da autonomia maior e dos tempos de carga dos fuel cell em relação aos elétricos está desaparecendo”, acrescentou Zetsche.
Lembrando que está prevista a introdução de postos elétricos de carga rápida a 150 kW principalmente na Europa e Estados Unidos, os maiores mercados. Além disso, com o crescimento dos modelos elétricos e PHEV, o preço das baterias vem baixando a cada dia. No sentido contrário, estão a Toyota, Honda, GM, BMW, entre outros, que acreditam no potencial dos ‘fuel cell’, tendo inclusive, investido no desenvolvimento dessa tecnologia e na sua rede de abastecimento.