MERCEDES-BENZ CLE, SUCESSOR DO CLS, NÃO TERÁ VERSÃO AMG

A Mercedes-Benz já está trabalhando no sucessor do CLS. Já visto em testes, o novo modelo, que terá a designação CLE, um sedan de quatro portas, chegará no segundo semestre de 2018. De acordo com os britânicos da Auto Express, o CLE terá ligações com o atual E Class a nível mecânico e estrutural.
Isso significa que a linha de motores será composta por blocos de quatro cilindros turbo alimentados, e também por versões de seis cilindros nas versões mais potentes. No topo da linha estará posicionado um novo motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha - o mesmo que será utilizado no futuro E Coupe - em vez do V8 do AMG CLS 63.
Essa decisão abrirá espaço para que a versão de produção do AMG GT Concept, apresentado no início do mês no Salão de Genebra, possa ser desenvolvida em um modelo separado da linha CLE, apesar das semelhanças de formato de carroceria. Este sim utilizaria um motor V8 biturbo - o mesmo do AMG E 63 e do AMG GT. O CLE terá um visual exterior menos agressivo e uma tampa do porta-malas mais definida. Por seu lado, o novo sedan de luxo derivado do AMG GT Concept será um pouco maior e terá um aspecto praticamente idêntico ao do protótipo, ou seja, mais esportivo.
O CLE terá um modo de condução semi-autônomo, ao estilo do E Class, e poderá incluir o sistema Speed Limit Pilot, que ajusta automaticamente a velocidade em relação aos limites de velocidade, assim como o Active Lane Change Assist, que possibilita mudanças de faixa de forma autônoma. Ao contrário do que aconteceu com o CLA, o novo CLE (antigo CLS) deixará de ter uma versão Shooting Brake.