MERCEDES-BENZ DESENVOLVE QUATRO DESENHOS DE GRADES PARA DIFERENCIAR SEUS MODELOS
Enquanto alguns fabricantes optam por não incluir uma grade na parte dianteira de seus modelos, como é o caso da Porsche, que já avançou que seus modelos não terão grades - outros como a Mercedes-Benz apostam no contrário, apontando que é exatamente a forma desse componente o principal traço que identifica uma marca.
No caso da marca da estrela, embora também sirva para portar o emblema do fabricante, a partir desse ano de 2018 será um traço que variará em função do modelo e de sua categoria dentro da oferta de produtos. Obviamente, um modelo convencional de passageiros não é o mesmo que um esportivo de alto desempenho, embora estes últimos já sejam separados do resto dos modelos, de forma que todos os carros que são retocados pelos especialistas da Mercedes-AMG contam com o desenho da grade Panamericana.
Normalmente é conhecida assim, porém tecnicamente é chamada de ‘Performance Luxury’, sendo reconhecida pelos quinze suportes verticais cromados que dão forma à grade, um estilo que foi herdado do Mercedes-Benz 300 SL que levou o título de vencedor da corrida Panamericana no México em 1952, e estreou no AMG GT R.
Mas não é o único estilo de grade que dominará as frentes dos novos modelos da marca. Enquanto as versões normais dos modelos da Mercedes-Benz mostrarão o tradicional estilo de três lâminas horizontais, com a denominação ‘Modern Luxury’, os mais exclusivos Mercedes-Maybach apresentarão um desenho específico, uma mudança em relação à utilizada até agora, com múltiplas lâminas finas, uma borda mais estreita menos marcada e sem uma divisão vertical na parte central, ao mesmo tempo em que também será demarcada por um tamanho maior.
Este será o conceito de desenho frontal ‘Ultimate Luxury’, adiantado no último concept da divisão de luxo com o Vision Mercedes-Maybach Ultimate Luxury, o avanço prévio de um novo SUV que levará o luxo a um nível nunca visto antes. Estes dois últimos herdarão opcionalmente - e somente em alguns modelos com o acabamento especial ‘Gran Turismo’ - a posição da típica estrela na borda do capô do motor, que também poderá ser substituída por uma vedação.
O quarto estilo será o qualificado como ‘Progressive Luxury’. Seu primeiro representante será o crossover de produção do Mercedes-Benz EQC e será próprio da sub-marca Mercedes-Benz EQ. Com as bordas bem suavizadas, a grade dos modelos elétricos se apresenta com uma forma de octógono e as típicas barras horizontais com o emblema da estrela no centro.
Faltam alguns dias para descobrir se será uma grade digital sobre um painel preto que ao dar a partida se iluminará mostrando o desenho como no concept de adiantamento ou, pelo contrário, será uma grade física de plástico como a que pudemos ver recentemente nas últimas fotos dos protótipos EQC. Apesar desse importante detalhe, esta é a nova linha que caracterizará parte do desenho frontal da nova geração de modelos da Mercedes-Benz.