MERCEDES-BENZ E CLASS ALL TERRAIN 4X4²: UMA EDIÇÃO ‘ONE-OFF’ REALMENTE EXTRAVAGANTE

A Mercedes-Benz de vez em quando surpreende a todos com algumas criações todo-terreno das mais impactantes, como aconteceu com o Mercedes-AMG G 63 6x6, com o Mercedes-Benz G 500 4x4² e com o colossal Mercedes-Maybach G 650 Landaulet. Pois bem, agora a esta lista de modelos podemos acrescentar este Mercedes-Benz E Class All Terrain 4x4², um veículo radical que leva ao extremo as capacidades 4x4 da versão mais aventureira do E Class atual.
O responsável pela criação deste E Class All Terrain 4x4² foi Jürgen Eberle, um engenheiro da Mercedes-Benz que quando recebeu seu novo Mercedes-Benz E Class All Terrain sonhou em criar uma versão muito mais capaz no campo. Assim, colocou suas mãos à obra para incorporar eixos pórticos na perua, adaptando-os ao esquema de suspensão independente do modelo, com a qual foi incrementada sua altura livre do solo.
O E Class All Terrain oferece 160 mm de altura livre do solo, mas o E Class All Terrain 4x4² chega a ultrapassar os 400 mm, ou seja, fica a escassos milímetros dos 450 mm oferecidos pelo mencionado G 500 4x4². Ao incremento da altura foram acrescentadas rodas específicas e pneus de maior diâmetro, mais largos e com um desenho mais adequado para circular fora das estradas.
Devido a isso, foi necessário aumentar a largura da carroceria com a adição de proeminentes arcos de roda de fibra de carbono. Onde nada foi modificado foi a nível mecânico, pois o motor e o sistema de tração permanecem inalterados, portanto, não conta com bloqueios de diferencial e reduzida.
O Mercedes-Benz E Class All Terrain 4x4² utiliza um motor a gasolina e não um diesel como acontece com qualquer outro All Terrain, o bloco do E 400, um V6 sobrealimentado com 333 cv de potência.