MERCEDES-BENZ EQV ESTREIA NA CATEGORIA DAS CAMPER ELÉTRICAS

A Mercedes-Benz acumula uma longa experiência no mercado especial dos modelos Camper, onde é um dos líderes com as versões Marco Polo. Mas, em plena era da eletrificação, a marca da estrela aproveitou o Mercedes-Benz EQV para oferecer a transformação de uma minivan elétrica em um modelo especial para se curtir a natureza e os grandes trajetos com a comodidade dos motorhomes.
A divisão de veículos comerciais da Mercedes-Benz Vans usa a experiência dos suíços da Sortimo para a transformação do modelo elétrico em uma Camper de zero emissões, uma das primeiras que chegará ao mercado nos próximos meses, e com diferentes configurações a gosto e necessidades dos clientes. Um pacote de soluções especiais que, apesar de serem realizadas por uma empresa independente da Mercedes-Benz, cumpre com os requisitos solicitados para as Camper, de modo que dispõe de homologação oficial de fábrica.
A Sortimo oferece diferentes configurações, incluindo também a opção de una barraca dobrável que eleva o teto da minivan elétrica, alojando no interior uma cama para duas pessoas. Além disso, no interior há espaço suficiente para instalar um multifuncional com cama e até um armário de cozinha no espaço do porta-malas, com gavetas, pia e um pequeno fogão alimentado a gás. O EQV também dispõe de uma pequena geladeira e espaço de armazenamento para utensílios e guardar alimentos.
Os móveis de cozinha servem também como suporte para uma cama adicional, que ocupa toda a largura do modelo da Mercedes-Benz EQ, e que dispõe de espaço para três pessoas. O encarroçador suíço fabrica os móveis com medidas fixas que se adaptam ao habitáculo do EQV, feitos de material leve e resistente, e assim não elevar o peso do conjunto para que sobre autonomia à bateria de propulsão. Além disso, esta nova Camper elétrica também dispõe dos dois bancos dianteiros com funcionalidade giratória, tanto o do condutor como o do passageiro dianteiro, e a possibilidade de instalar um par de painéis solares sobre o teto para recarregar a bateria de arranque e a auxiliar dos diferentes sistemas de bordo, graças à sua potência total de 400 watts.
O Mercedes-Benz EQV encontra-se disponível com dois comprimentos - 5.140 e 5.370 milímetros - e duas versões, as EQV 250 e EQV 300. Ambas dispõem de uma bateria de íons de lítio colocada entre os eixos que oferece uma capacidade de 60 e 90 kWh, com autonomias máximas de 236 e 363 quilômetros, respectivamente. Só a segunda, mais potente, pode recarregar a bateria 80% em apenas 45 minutos. E ambas as versões podem ser transformadas pela empresa suíça sem nenhum problema.