MERCEDES-BENZ EXPLICA A NOVA NOMENCLATURA DOS SEUS MODELOS
A Mercedes-Benz anunciou a alteração dos nomes de alguns modelos e motorizações a partir de 2015. O objetivo é simplificar a identificação e associação dos modelos. As alterações começam desde já pela própria marca.
A Mercedes-Benz passa a ser a marca dos carros “normais”, enquanto Mercedes-AMG, como já chegou a ser anunciado, será utilizado para os modelos de alta performance.
Por outro lado, as limousines e modelos de elevado luxo terão nova marca, a Mercedes-Maybach. O primeiro modelo é o Mercedes-Maybach S 600.
As mudanças visam também facilitar a identificação das diversas “Classes”. A alteração significa uma maior proximidade entre a linha de crossovers e os demais produtos do portfólio da Mercedes e inclui a renomeação de quatro dos atuais modelos.
Por exemplo, o crossover derivado do Classe C, atualmente conhecido como GLK, passará a chamar-se GLC (C de Classe C), enquanto o ML será nomeado GLE para mostrar a sua ligação à linha do Classe E.
Em relação a este último existe ainda outra novidade, com a futura adição de um GLE Coupe que será inspirado no Mercedes-Benz Coupe SUV Concept apresentado este ano no Salão de Pequim.
O GL passará a ser Mercedes GLS e deverá no futuro receber uma versão Maybach, como o S 600 Maybach que acaba de ser conhecido.
Para 2016 está também planejada a introdução do SLC, nome por que passará a ser conhecido o atual SLK.
De fora desta revolução ficam os atuais Classe G e também o roadster de dois lugares SL, para o qual ainda esteve em discussão a hipótese de passar a ser denominado SLS.
As alterações estendem-se ainda aos diferentes tipos de motores. Assim, os modelos a Gás Natural, até agora conhecidos por Natural Gas Drive, passam a ser apenas “C”. As versões diesel passam a denominar-se “D”, abandonando as anteriores designações BlueTec e CDi.
Os modelos elétricos passam a ser denominados de “E”, incorporando as opções até o momento representadas pelas versões Plug-In Hybrid, BlueTec Plug-In e Eletric Drive.
Já os atuais F-Cell, que identificam os automóveis movidos a células de combustível de hidrogênio, passam a ser conhecidos apenas pela letra “F”.
Por últimos, os híbridos passam a ser identificados pela letra “H”, que substitui os atuais Hybrid e BlueTec Hybrid.
A nova organização de modelos foi apresentada com uma imagem, onde se consegue perceber a estrutura de modelos, motorizações e respectivos exemplos, como o regresso do 200d, entre outros.