MERCEDES-BENZ G CLASS ALCANÇA AS 400.000 UNIDADES FABRICADAS
Na semana passada houve um marco importante para a Mercedes-Benz, já que não é todo o dia que a marca pode se gabar de ter fabricado 400.000 unidades de um produto. O fabricante alemão conseguiu essa façanha e nesta ocasião a honra recai sobre o G Class que acaba de sair da fábrica da Magna Steyr em Graz, Áustria, para continuar obtendo êxitos e seguir agradando seus entusiastas como um dos todo-terrenos mais icônicos do mercado.
A unidade em questão que ganha todo o protagonismo é um Mercedes-Benz G 400d vermelho cujo destino é a Renânia, na Alemanha. Ali se encontrará com seu proprietário, um entusiasta do G Class que se orgulha de contar em sua coleção com cerca de 20 exemplares do 4x4 alemão. Debaixo do capô do veículo que aparece na imagem encontra-se um propulsor turbodiesel de 6 cilindros em linha e 3.0 litros que desenvolve 330 cv de potência. Os 700 Nm de torque máximo que entrega são digeridos por uma transmissão automática de 9 velocidades e um sistema de tração nas quatro rodas.
“Estamos muito orgulhosos de ter produzido 400.000 destes veículos todo-terreno. Gostaríamos de agradecer a nossos fiéis clientes e seguidores, além de nossos funcionários, sem esquecer de mencionar o nosso sócio de produção em Graz, a Magna Steyr. E estamos escrevendo o próximo capítulo desta história de sucesso: estamos eletrificando esta série para que a linha G tenha um futuro de zero emissões, fazendo com que nosso ícone esteja preparado para o futuro”, explica o chefe da divisão de veículos todo-terreno e diretor executivo da Mercedes-Benz Graz, Emmerich Schiller.
O G Class da geração atual foi lançado no mercado em 2018, e há poucos meses recebeu uma atualização com a qual melhorou seu equipamento. A Mercedes-Benz lembra que os clientes também podem personalizar o veículo com o programa ‘G manufaktur’ que inclui cores exteriores específicas e uma dotação tecnológica mais generosa. Segundo o fabricante alemão, aproximadamente 60% de todos os compradores do modelo optam por esta solução.
A história do icônico 4x4, que é o antepassado de toda a linha de SUVs da marca, começou em 1972 com uma colaboração entre Daimler-Benz e Steyr-Daimler-Puch. Projetado para oferecer uma capacidade superior em terrenos difíceis sem sacrificar a condução diária, o protótipo foi seguido pela versão de produção em 1979. Disponível com o estilo de carroceria Station Wagon, com versões de chassi curto e longo, ou como um Cabriolet de distância entre-eixos reduzida, contava com quatro opções mecânicas, com uma faixa de potências que ia dos 72 até os 156 cv. A linha foi atualizada em 1989, e quatro anos depois recebeu o nome de G Class.
O 25º aniversário do modelo foi celebrado com uma versão muito especial: o G 55 AMG, que contava com um motor V8 turbo de 5.4 litros capaz de desenvolver 476 cv de potência e um torque máximo de 700 Nm. Já em 2015, a empresa incorporou à família o G 500 4x4², enquanto que a versão mais luxuosa, o Mercedes-Maybach G 650 Landaulet, chegou em 2017 para colocar o broche final à geração anterior do G Class.