MERCEDES-BENZ GLC ESTÁ PRONTO
- O modelo da Mercedes-Benz para brigar com o Audi Q5 e o BMW X3 está pronto e as vendas devem começar no segundo semestre de 2015
O modelo que foi visto praticamente sem camuflagem, mostra que o estilo do GLC, anteriormente conhecido como GLK, não é uma grande novidade, pois já foram mostrados anteriormente alguns dos aspectos mais relevantes do desenho do novo rival do BMW X3 e do Audi Q5.
Há uma grande diferença entre o GLK e o novo GLC, com linhas suaves e que se inspiram nos “shooting breaks” da Mercedes, o CLS e o CLA. A frente é semelhante à do GLA, sendo que a traseira é claramente inspirada no AMG GT e no mais recente GLE. Tudo isso reunido oferece um estilo mais jovem e prático que o GLK anterior.
O novo GLC foi desenvolvido paralelamente ao C Class e, por isso mesmo partilha elementos importantes da plataforma, definições tecnológicas e linha de motores. Lembrando que o C Class utiliza uma nova plataforma modular que é responsável, não só pelo apurado comportamento, mas também pelo maior espaço interior e a possibilidade de desenvolver vários modelos com base na mesma origem.
O GLC deverá ter no futuro um derivativo, o GLC Coupe, que não será mais que um rival do BMW X4. Abandonará a forma mais convencional e seguirá o modelo do GLE Coupe, rival do BMW X6.
O interior é praticamente o mesmo do C Class, inclusive o monitor flutuante no topo do console central e que controla o sistema de infotainment. No mais, será igual ou pelo menos parecido com aquilo que a Mercedes-Benz tem oferecido ultimamente em termos de equipamentos.
O GLC terá uma distância entre-eixos maior, o que permitirá oferecer mais espaço no interior e no porta-malas, que deverá ter mais do que os 450 litros do GLK. O GLC não terá versão de sete lugares.
Os motores e transmissões serão os mesmos do C Class, embora nem todas as opções atuais do modelo estejam disponíveis no GLC. Terá a opção entre tração traseira ou integral e pacote “off road” (semelhante ao atual GLK).
O GLC terá também em 2016, uma versão híbrida “Plug-In”, que utilizará o mesmo sistema do C Class híbrido. Também em 2016, são esperadas as versões AMG, com duas versões: uma mais “suave” como o C 400 AMG e outra mais radical equipada com o mesmo motor V8 de 4.0 litros do AMG GT e do AMG C 63.
Mais tarde, o GLC receberá também os novos motores de seis cilindros (gasolina e diesel) que a Mercedes está finalizando e que serão estreados no novo E Class que já tem data de lançamento: 2016.