MERCEDES-BENZ PLANEJA INVESTIR 10 BILHÕES DE EUROS EM MODELOS ELÉTRICOS
O rumo que o setor automobilístico está tomando é fascinante. A eletrificação dos carros já é um fato e nenhuma marca quer ficar de fora dela. A Mercedes-Benz é uma das empresas que mais está apostando nessa tecnologia e boa prova disso são os últimos ‘concept cars’ apresentados. No último Salão de Paris adiantava com o Generation EQ Concept (na imagem) que estão levando a sério esse progresso e que não temem nenhum outro rival.
Esse protótipo adiantava como poderá ser o primeiro SUV elétrico da Mercedes-Benz. Com seu pacote de baterias poderia percorrer perto de 500 quilômetros entre recargas. E para não perder tempo, Thomas Weber, chefe do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Daimler AG disse que de hoje até o ano de 2025, investirão cerca de 10 bilhões de euros para lançar dez novos modelos elétricos no mercado.
Para realizar esse investimento, a marca de Stuttgart criará uma plataforma comum para poder dar vida a esses dez modelos diferentes. O primeiro que poderá surgir será o mesmo Generation EQ que já conhecemos e que poderá ser fabricado na planta de Bremen, na Alemanha. Esse modelo terá um design próprio e diferenciado dos outros modelos da empresa, embora possa utilizar muitos elementos comuns para reduzir seus custos de fabricação. O que ainda não foi confirmado é a data que poderá chegar ao mercado.
De acordo com Weber, três desses dez carros serão vendidos como 100% autônomos. A razão dada pelo diretor é porque a Mercedes-Benz já conseguiu alcançar um elevado conhecimento sobre baterias (já conseguiram percorrer 700 quilômetros com uma recarga) e inteligência artificial, portanto, poderão aplicá-lo nestes três modelos. Assim, segundo os planos da marca, em 2025 essa nova linha elétrica representará entre 15 e 25% de suas vendas.