MERCEDES-BENZ RENOVA O G CLASS
- O modelo que já conta com 35 anos de produção vai conhecer uma renovação que irá fazer dele quase um carro novo.
- As mudanças vão ser muitas, mas o estilo permanecerá o mesmo, pois os clientes não desejam um “novo” G Class, mas sim um G Class moderno e será isso mesmo que a Mercedes vai oferecer-lhes.
“Temos que ter muito cuidado com a nossa história” disse Andreas Zygan, o responsável da divisão SUV da Mercedes, lembrando que “o ano passado, em que o G Class cumpriu o 34º aniversário, foi o melhor em termos de vendas do modelo! Verdadeiramente espantoso! Esta situação elevou o G Class ao patamar de ídolo da nossa linha de SUVs.”
Este excelente resultado do G Class, motivou a Mercedes a criar um novo modelo, mas com aquilo que os clientes não prescindem: o estilo.
Mantendo-se com o nome de código interno W463 (há décadas que é assim), o G Class recebe um chassi amplamente revisto, onde a principal preocupação foi alargar o carro para lhe conferir maior estabilidade, mas também acomodar as novas suspensões e libertar mais espaço no interior, para oferecer mais conforto. O novo G Class será alargado 10 cm, passando a ter 1,86 metros de largura.
O peso foi outra preocupação, já que o alumínio aparece em muitas partes do veículo. A redução de peso será superior a 200 kgs (os técnicos da marca querem que seja bem mais) o que no caso do G 350 significa sair dos 2.570 kgs para um peso mais próximo das duas toneladas.
Outra novidade alem da suspensão dianteira que pode ter três ou quatro ligações – do tipo multibraço independente – é uma nova direção eletro-mecânica. A tecnologia também passa a fazer parte das características do novo G Class. Mais luzes LED, sistemas de ajuda à condução, sistemas de segurança, etc.
A linha de motores contará com os novos blocos 3.0 litros diesel de seis cilindros e gasolina, os mesmos que a Mercedes está desenvolvendo para estrear no novo E Class, que será revelado em 2016. Aplicados ao G Class, o motor a gasolina terá mais de 360 cv, enquanto o diesel estará acima dos 300 cv, sendo ambos acoplados a uma transmissão de 9 velocidades 9G-Tronic, equipamento que será de série. Naturalmente que o G Class terá versões AMG com os blocos V8 e V12, caras como ouro, porém as mais vendidas, principalmente no oriente médio.
No que toca ao estilo, o G Class manter-se-á fiel ao modelo já com 35 anos, mas com alguns toques de modernidade que permitam esconder os 10 cm a mais na largura. E para isso, teremos que olhar para o protótipo Ener-G-Force que a Mercedes apresentou no Salão de Los Angeles de 2012 e que não antevia apenas o novo GL, mas também um pouco do novo G.
No interior, as mudanças vão ser bem maiores, pois além de procurar mais espaço, os técnicos da Mercedes querem também melhorar o conforto e a qualidade, com o C Class servindo de inspiração e muitos dos equipamentos deste modelo aparecendo no venerável G Class.