MERCEDES-BENZ REVELA O VISION TOKYO CONCEPT
Em seguida ao F 015 Luxury in Motion, uma limousine de luxo com condução autônoma, a Mercedes-Benz apresentou no Salão de Tokyo, o Vision Tokyo, um concept que projeta o futuro da mobilidade autônoma. O sistema propulsor é híbrido plug-in e alimentado por célula de combustível. O veículo de cinco lugares conta com rodas de 26 polegadas, saias laterais iluminadas em azul e uma câmera de 360 graus no teto. Além disso, surge equipado com vários sensores que lhe permitem operar sem a intervenção do condutor.
Especialmente concebido pensando no trânsito das grandes cidades, o Vision Tokyo Concept apresenta um para-brisas incomum, com uma superfície envidraçada semelhante à de um barco a motor. A grade dianteira é bem grande e tem a capacidade para várias projeções luminosas, onde se inclui um padrão que coincide com o som que se ouve no interior do carro.
O concept tem 4.803 mm de comprimento, 2.100 mm de largura e 1.600 mm de altura. Apresenta a porta esquerda com abertura em ‘asa de gaivota’, facilitando o acesso ao interior. Os ocupantes podem sentar-se ao longo de um banco de correr oval estilo sofá. No interior, há uma tela LCD de grandes dimensões e um sistema de infotainment, aplicações e mapas em hologramas 3D.
Apesar de ter um modo de condução autônomo, o Vision Tokyo conta com um volante que permite o controle manual do veículo. Uma vez este modo acionado, o volante surge no console central e o banco do condutor emerge do banco de correr. O sistema propulsor é herdado do F 015. Consiste em um sistema híbrido plug-in, alimentado por uma célula de combustível, que lhe permite uma autonomia de 980 km, sendo 190 km com origem nas baterias de alta voltagem com sistema de carregamento por indução e 790 km na eletricidade gerada pela célula de combustível (hidrogênio).