MERCEDES-BENZ S CLASS RENOVADO SERÁ MAIS AUTÔNOMO
A Mercedes-Benz terá o sistema de condução mais avançado do mercado no S Class, cuja linha será renovada em setembro deste ano. A promessa é do responsável pela pesquisa e desenvolvimento da marca de Stuttgart, Ola Kallenius, em declarações ao pessoal da Autocar durante o Salão de Detroit. Ele afirma que o sistema que será introduzido no sedan topo de linha será o primeiro do mercado a ‘ler’ de forma inteligente o que rodeia o carro, com recurso a um sensor e a um mapa preciso.
Isto permitirá, por exemplo, detectar uma curva e ‘julgar’ autonomamente se o carro está rodando a uma velocidade muito elevada. Caso isso aconteça, será possível ‘desacelerar, fazer a curva em segurança e retomar em seguida a velocidade a que circulava’. Esse auxílio à condução poderá revelar-se útil em curvas ‘cegas’.
O sistema atual permite apenas controlar a direção em 80% das Autobahns na Alemanha e em algumas outras estradas, mas o novo sistema já será mais eficiente em 80% dessas estradas, disse Kallenius. Outra das novidades é uma manobra de segurança, na qual o carro encosta autonomamente, liga os quatro piscas, destranca as portas e liga para um serviço de emergência, caso o condutor não esteja com as mãos no volante e não responda aos avisos sonoros e luminosos.
Esteticamente, o novo S Class não deverá mudar muito em relação ao modelo atual. Os protótipos vistos em testes revelam apenas zonas camufladas nos para-choques e nas lanternas traseiras. As primeiras unidades de testes traziam um conjunto de faróis em LED na frente. No interior é onde deverão ser evidentes as alterações, com a inclusão de duas telas de maiores dimensões, uma versão atualizada do sistema Comand que deverá ter uma área de controle táctil no console central, sendo possível ainda a inclusão de um comando por gestos. Espera-se ainda um novo volante de três raios com a pegada mais grossa.
A linha de motores deverá ser enriquecida com um novo V8 biturbo a gasolina, desenvolvido pela AMG, e um seis cilindros em linha, sendo esperada uma redução no consumo e nas emissões de CO2. Também está previsto um novo sistema híbrido de 48V. Ainda a ser lançado este ano, o renovado Mercedes-AMG S 63 será alvo de um incremento de potência.