MERCEDES-BENZ S CLASS TERÁ CONDUÇÃO AUTÔNOMA DE NÍVEL 3 EM DOIS ANOS

As ajudas avançadas à condução e a tecnologia de condução autônoma estão se tornando um elemento diferenciador nas marcas Premium. Empresas como Waymo e Tesla deram passos enormes nessa matéria nos Estados Unidos e a Audi colocou-se à frente das marcas europeias com o sistema de condução semi-autônomo do A8. Agora a Mercedes-Benz diz que está em posição de conseguir o nível 3 de condução autônoma para o seu S Class.
Este nível de condução autônoma significa que o carro pode tomar o controle em determinadas condições, mas que se requerem algumas intervenções de um humano, especialmente nas situações complicadas. O sistema pode controlar o acelerador, o freio e a direção, e é capaz de detectar e diferenciar obstáculos, pessoas e outros veículos.
Embora a Mercedes-Benz não seja a primeira a oferecer essa tecnologia, foi uma das primeiras a introduzir o controle de cruzeiro adaptativo - sistema que pode ser considerado o precedente da condução semi-autônoma. Em declarações ao pessoal da Autoguide, o chefe de P+D da Mercedes-Benz, Ola Källenius disse: “Nossa meta em aproximadamente três anos é ter a primeira tecnologia de Nível 4 ou 5 no mercado. Antes disso, em 2020, buscamos ter nosso primeiro carro com condução autônoma de nível 3”.
O sistema de nível 3 estreará no Mercedes-Benz S Class, mas ainda é cedo para saber quanto custará. Sem dar muitos detalhes, Källenius insinuou que a tecnologia terá um preço similar ao de outros opcionais da S Class. Para termos uma ideia, o pacote de assistência à condução que é oferecido atualmente custa na Europa 3.181,48 euros e inclui o assistente ativo de distância Distronic, o assistente ativo de direção e a desconexão automática do airbag do acompanhante.
Dada a maior quantidade de dispositivos de detecção necessários para a condução autônoma e principalmente a necessidade de uma unidade de processamento de informação de alta capacidade, o preço de um sistema de condução semi-autônoma da Mercedes-Benz será provavelmente maior. Um bom exemplo é o preço que o sistema é oferecido no Tesla Model 3, que em sua versão completa custa cerca de 8.000 dólares.