MERCEDES-BENZ T CLASS: VEM AÍ UMA VAN COMPACTA URBANA

A Mercedes-Benz oferece vans em diferentes segmentos, tanto para clientes particulares como profissionais, o que representa uma importante porcentagem do seu volume de negócio. Agora, a marca alemã acaba de anunciar a chegada de um novo modelo, o denominado Mercedes-Benz T Class, que verá a luz em meados de 2022 e será fruto de uma cooperação com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
A empresa utilizará uma nova plataforma de vans compactas para criar um novo veículo na medida “das necessidades das famílias e dos amantes do lazer”, segundo explicou a Mercedes-Benz Vans em um comunicado. A marca também explicou que terá a mesma filosofia e orientação que o Mercedes-Benz V Class, de modo que podemos esperar um veículo de pequeno tamanho destinado a clientes privados.
“Com o novo T Class ofereceremos um veículo que tornará possível a muitas famílias e amantes do lazer acessarem o mundo Mercedes-Benz. Estes clientes buscam veículos práticos, mas atraentes, e isto é precisamente o que o T Class oferecerá”, nas palavras de Marcus Breitschwerdt, diretor geral da Mercedes-Benz Vans.
“Com o design do T Class conseguimos a fusão entre o funcional e o atrativo”, aponta Gorden Wagener, responsável máximo de design do Grupo Daimler. “Com nossa filosofia única de design ‘Sensual Purity’ criamos um atrativo companheiro para a família, o T Class é isso por seu design, proporções e valor percebido”.
Era de se esperar que o novo Mercedes-Benz T Class compartilhasse arquitetura e design com a nova geração do Renault Kangoo, um modelo que a marca francesa adiantou durante o segundo trimestre do ano passado e que se espera que seja apresentado antes do final deste ano. Ainda assim, a Mercedes-Benz indicou que partirá de um desenvolvimento completamente novo e que à primeira vista será um membro a mais na linha de modelos da empresa, com características típicas da Mercedes-Benz.
O novo T Class se identificará “com espaço interior e habitabilidade, portanto, se adapta perfeitamente à designação deste Mercedes-Benz compacto orientado à família”. Não se conhecem muitos detalhes por enquanto, mas a marca já confirmou que incluirá portas laterais corrediças para um acesso fácil e confortável, e que, além dos sistemas de propulsão tradicionais, contará também com uma versão 100% elétrica.
Em agosto de 2019, a marca alemã anunciou um sucessor para o Mercedes-Benz Citan, presente no mercado desde 2012. Este sucessor contará por sua vez com uma versão compacta urbana, o novo T Class, acompanhado de uma versão elétrica. Isto deixará uma linha estruturada em dois pilares: Citan para os clientes profissionais e o T Class focado principalmente no cliente privado. Será revelado em algum momento de 2022 antes do seu lançamento no mercado.