MERCEDES-BENZ VANS: DÉCADAS DE INOVAÇÃO E ANIVERSÁRIOS
As vans da Mercedes-Benz têm sido companheiras indispensáveis em muitas indústrias há décadas. Gerações de artesãos, entregadores de encomendas, policiais, paramédicos e entusiastas de motorhomes têm apreciado os desenvolvimentos dos produtos ao longo dos anos. Este ano, a marca da estrela celebra vários aniversários.
55 anos atrás - 1969: Outrora conhecida como Hanomag-Henschel, a Bremer
Em setembro de 1969, há 55 anos, o primeiro veículo comercial leve Hanomag-Henschel saiu da linha de montagem em Bremen, na antiga fábrica da Borgward. Isso seguiu-se à transferência da produção de furgões e peruas da planta de Hamburg-Harburg. Ao mesmo tempo, a Daimler-Benz adquiriu uma participação de 51% e, assim, comercializou os veículos sob a designação Mercedes-Benz L 306. No final do ano de 1970/1971, a Daimler-Benz adquiriu todas as ações remanescentes da Hanomag-Henschel e continuou a fabricar o L 306 até 1977.
40 anos atrás - 1984: Última van T1/TN saiu da linha de montagem em Bremen
Há cerca de 40 anos, em 19 de julho de 1984, a 290.958ª e última van da série conhecida internamente como T1/TN foi produzida na fábrica de Bremen. Isso marcou o fim da produção de vans da Mercedes-Benz em Bremen, com toda a produção agora concentrada na fábrica de Düsseldorf, onde a T1/TN vinha sendo fabricada desde 1980. A partir de então, Bremen foi usada exclusivamente como fábrica de automóveis. Quase 660.000 vans adicionais da série foram construídas na fábrica de Düsseldorf até 1995.
35 anos atrás - 1989: Refinamento abrangente do modelo da van T1/TN
Introduzida pela primeira vez em 1977, a T1/TN foi tecnicamente revisada e aprimorada para sua nova edição em março de 1989, há 35 anos. Os engenheiros focaram-se em três objetivos principais: mais potência, maior velocidade e menores emissões. Os dois novos motores receberam o título de ‘Diesel 1989’. Com essa reformulação abrangente, a fábrica de Düsseldorf encerrou os movimentados anos 80. Um total de cerca de 900.000 vans saíram da fábrica até 1992.
Visualmente, as mudanças no produto incluíam revestimentos nas colunas das janelas dianteiras nas versões de teto alto e um novo para-choque sem fendas. Essas alterações de design melhoraram a aerodinâmica em até 25%, dependendo da estrutura, levando a maior eficiência aerodinâmica e redução significativa do consumo de combustível. Por exemplo, uma van com teto plano conseguiu uma redução de quase 23% no consumo de combustível a uma velocidade constante de 100 km/h.
A T1/TN deveu seu sucesso em diversas indústrias principalmente à sua versatilidade, incluindo várias portas deslizantes laterais e traseiras (ângulos de abertura: 90°, 180° ou 270°), que foram adaptadas ao tamanho do palete europeu. Um total de 252 versões foram oferecidas de fábrica.
Quase 30 anos atrás - 1995: A Sprinter é o legado da lendária T1/TN
Há quase 30 anos, em 1995, a Sprinter, uma nova van da Mercedes-Benz, determinou um marco de várias maneiras. A Sprinter foi o primeiro veículo comercial da marca que tinha um nome em vez de simples códigos de números e letras. Ela deu início a uma ofensiva de produtos de sucesso para a Mercedes-Benz Vans.
A Sprinter seguiu o Mercedes-Benz T1/TN, uma verdadeira lenda produzida em quase um milhão de unidades ao longo de 18 anos. Embora adotasse o conceito técnico básico da T1/TN, todo o resto foi revolucionado. A combinação de uma carroceria autoportante, tração traseira de alta aderência, um chassi moderno com suspensão independente na frente, equipamentos de segurança exemplares e motores potentes era única. Desde o início, a Sprinter se posicionou como um verdadeiro ‘faz-tudo’. Graças à sua variedade de versões e opções, tornou-se a primeira escolha em todas as indústrias e assim permaneceu até hoje.
No início de 2024, a Mercedes-Benz redefiniu novamente o segmento de grandes vans. A Sprinter atualizada oferece um aumento significativo em segurança, conforto e conectividade digital, mantendo sua flexibilidade. Com a eSprinter atualizada, a Mercedes-Benz Vans também implementa a próxima etapa de sua estratégia de eletrificação. Uma tríade de eficiência, alcance e volume de carga torna a van totalmente elétrica um ‘faz-tudo’ versátil.
No próximo ano, a Mercedes-Benz Vans celebrará o 30º aniversário da Sprinter. Seu ‘irmão menor’, o Vito, o ‘faz-tudo’ no segmento de vans de médio porte, também está comemorando seu 30º aniversário.