MERCEDES-BENZ VITO E eVITO TOURER 2020: FURGÃO ALEMÃO RECEBE ATUALIZAÇÃO

Os Mercedes-Benz Vito e eVito Tourer 2020 iriam ser revelados no Salão de Genebra 2020, mas após o cancelamento do evento, foram apresentados de maneira virtual, como outros tantos modelos. Trata-se de uma atualização do furgão médio da marca alemã, que embora não tivesse mudado muito exteriormente, a sua dotação de série foi notavelmente ampliada e recebe uma linha de mecânicas bastante ampla.
Buscar mudanças em sua imagem é uma tarefa complicada, uma vez que a Mercedes-Benz limitou as modificações ao novo acabamento da grade. No interior, no entanto, não é tão difícil, já que estreiam novos estofamentos e saídas de ventilação com a característica forma de turbina que, se a opção for este pacote cromado, mostram esse acabamento e estão acompanhados de molduras em preto brilhante.
Seu equipamento melhora com uma câmera traseira de maior qualidade que, ademais, projeta suas imagens no espelho retrovisor interno digital. Também dispõe de um sistema de infotainment com tela táctil de 7.0 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, navegação 3D, rádio digital DAB, Bluetooth, conexões USB, etc.
Com relação aos assistentes tecnológicos, se somam dois novos: DISTRONIC, o assistente ativo de distância que mantém a distância de segurança com o carro da frente, e o assistente de frenagem ativo, que adverte da possibilidade de colisão com sinais visuais e sonoros, e se não houver reação por parte do condutor, proporciona apoio com manobras ativas de frenagem.
Sua linha de motores conta com um amplo grupo de opções de motores, todos diesel: 110 CDI com 102 cv e 270 Nm, 114 CDI com 136 cv e 330 Nm, 116 CDI com 163 cv e 380 Nm, além do 119 CDI com 190 cv e 440 Nm. Destaca-se o novo topo de linha disponível para os Vito Tourer e Vito Misto emplacado como turismo, a 124 CDI com 239 cv e 500 Nm, que acelera de 0 a 100 km/h em 7.9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 210 km/h.
Os dois motores menos potentes utilizam um sistema de tração dianteira e transmissão manual de seis velocidades, mas os superiores são com tração traseira de série e 4×4 como opcional, com a transmissão 9G-TRONIC que substitui a 7G-TRONIC que era usada até agora. De maneira opcional podem contar com a suspensão pneumática Airmatic que permite elevar a altura em relação ao solo em 35 mm ou rebaixá-la em 10 mm.
Menção à parte merece o Mercedes-Benz eVito Tourer 2020, que mostra uma imagem ligeiramente diferenciada com os emblemas específicos e para-choques diferenciados, mas cujo ponto mais interessante é sua mecânica. Utiliza um sistema de propulsão elétrico que desenvolve 204 cv de potência, enviados ao eixo dianteiro para alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h. É alimentado por uma bateria de 90 kWh e permite circular até 421 quilômetros antes de precisar recarregar, processo que para carregar a bateria entre 10 e 80%, necessita menos de 45 minutos se for usado um carregador de 110 kW. Não foi anunciado seu preço, mas será colocado à venda no início do segundo semestre deste mesmo ano.