MERCEDES IRÁ DESENVOLVER TECNOLOGIAS DA FÓRMULA 1 PARA MODELOS DE SÉRIE
O centro de produção da Mercedes AMG High Performance Powertrains, em Brixworth no Reino Unido, irá desenvolver soluções híbridas de elevada potência para a Mercedes-Benz. O responsável de desenvolvimento da Mercedes AMG, Thomas Webber, confirmou que a marca irá usar as instalações que detém no Reino Unido para desenvolver tecnologias atualmente utilizadas na Fórmula 1 visando a sua implementação em modelos de produção. O local escolhido é o mesmo no qual foi desenvolvido a grande sensação desta temporada na Fórmula 1, o V6 1.6L utilizado nos carros de Hamilton e Rosberg.
Indagado se esta possibilidade existia, a resposta de Webber não podia ter sido mais clara. “Isso já foi decidido. Especialmente em combinação com a AMG, existem algumas ideias que podemos conceber em conjunto”. Ele afirmou que após a revolução que levou ao surgimento dos novos V6, o desenvolvimento técnico está congelado e a marca poderia optar pela redução da força de trabalho visando uma redução de custos.
No entanto, a marca optou em aproveitar a equipe formada de técnicos altamente especializados e transportar as inovações da Fórmula 1 para os modelos de série. “Agora com esta equipe de engenheiros altamente especializados, a ideia é programarmos alguns projetos de estudos de engenharia avançados e atividades de desenvolvimento e talvez a produção de alguns modelos top de linha” informou Webber.
O responsável pelo desenvolvimento da Mercedes AMG não disse especificamente que projetos poderiam ser estes, embora em princípio eles devam estar relacionados com o desenvolvimento de soluções híbridas de alta potência para automóveis da marca. O centro de produção de Brixworth foi o responsável pela criação do modelo Mercedes-Benz AMG SLS Eletric Drive.