MESTRE DO AR: CRIANDO UMA NOVA GERAÇÃO DE DESIGN PARA O ROADSTER COM O BUGATTI W16 MISTRAL
O Mistral: um vento único que percorre o sul da França, anunciando a mudança das estações. Sua influência vai além de uma simples força da natureza. Aqueles que o experimentam podem absorver seu poder, evocando sensações imersivas de aventura, admiração, nostalgia e expectativa para a estrada à frente. Um fenômeno tão impactante está em sintonia com o espírito da Bugatti - e é uma inspiração apropriada para o design do último modelo de uma linha ilustre com o icônico motor Bugatti W16: o W16 Mistral.
Mantendo-se fiel ao ethos da Bugatti de ‘a forma segue a performance’, o W16 Mistral é definido pela utilização do ar. A experiência de condução verdadeiramente elementar só é possível graças a um domínio centenário da aerodinâmica, ambos fundidos para formar uma obra-prima ao ar livre - uma intensa experiência sem teto a 420 km/h que celebra o design e a engenharia em seu auge.
Para os mestres de design da Bugatti, a busca pela perfeição na arte da aerodinâmica começou na frente do W16 Mistral, com um ícone da marca Bugatti reinventado para ultrapassar os limites da inovação. A inconfundível grade em ferradura da Bugatti foi criada em uma nova forma para o W16 Mistral, alargada e equipada com malhas impressas em 3D perfeitamente alinhadas para canalizar o ar para o radiador central, aproveitando seu poder para fornecer resfriamento crítico para o motor W16 quad-turbo de 1.600 cv.
A grade em ferradura canaliza a engenhosidade do patrimônio de design da Bugatti, mas os designers do W16 buscaram honrar ainda mais o espírito da inovação lendária da marca. O papel das características de design icônicas na utilização do poder do ar se estende às unidades de luz dianteiras - avançando a busca do W16 Mistral pela forma definida pelo desempenho. Ecoando o Chiron com oito elementos, dispostos verticalmente em homenagem a outras obras-primas da Bugatti, como o Divo e o La Voiture Noire, a superfície tridimensional do design refinado e elegante reduz o arrasto aerodinâmico com ranhuras que guiam a cortina de ar - evacuando o ar do arco da roda e melhorando o desempenho.
À medida que o ar avança em direção ao centro do W16 Mistral, ele encontra uma nova interpretação de uma característica que tornou a Bugatti única ao longo de um século de inovação em design: a linha em forma de ‘C’. Elevada a uma posição mais alta em busca da máxima performance, a linha em ‘C’ abriga entradas de ar inteligentes que ajudam a aumentar ainda mais os incríveis níveis de pressão dinâmica do W16 Mistral - processando ar e pressão ao mesmo tempo para fornecer resfriamento para o motor, a transmissão e o eixo traseiro.
Mantendo-se fiel ao ethos orientador da Bugatti, a forma da linha em ‘C’ honra a busca pelo desempenho. Seguindo uma trajetória elegantemente integrada até as janelas e o para-brisa, a linha evoca a estética de uma viseira de capacete de corrida, enquanto uma barra transversal integrada no para-brisa suaviza o fluxo de ar sobre a cabine aberta - direcionando o ar em direção à asa traseira para máxima força descendente.
Onde encontra as janelas do W16 Mistral, a linha em ‘C’ flui por entradas de ar esculpidas com perfeição, homenageando uma linhagem de ícones Bugatti de teto aberto - desde o deslumbrante Type 57 Roadster Grand Raid Usine de 1934 até o primeiro Bugatti ao ar livre da era moderna, o Veyron 16.4 Grand Sport. Fundindo a elegância e o desempenho que as entradas esculpidas simbolizam, o arranjo no W16 Mistral representa um sistema de entrada de ar totalmente novo, altamente avançado e inteiramente personalizado, integrado à estrutura de carbono extremamente forte do veículo. A partir das entradas, o ar é canalizado através dos filtros de ar para os quatro turbocompressores do motor de 8.0 litros e 16 cilindros, alimentando o incrível poder, aceleração e velocidade do W16 Mistral. É um deleite para os sentidos, também impregnado com as gloriosas notas do motor W16 - amplificadas pelas entradas para proporcionar aos ocupantes da cabine uma experiência sonora incomparável no mundo automotivo.
O ar quente que sai dos radiadores de resfriamento do motor de 16 cilindros é canalizado por dutos em direção à traseira, representando uma das áreas de design mais sofisticadas em uma tela holisticamente complexa. Puxado pela pressão negativa, o ar quente é expelido pelas saídas dentro do arranjo de luzes traseiras em ‘X’ do W16 Mistral - uma exibição inspirada no Bugatti Bolide que funde elegância estética com engenhosidade de engenharia. A jornada do ar pela traseira do veículo é dramaticamente acelerada pelo difusor com design de ‘rampa’ aprimorado, que ajuda a remover ainda mais o ar quente e aumenta a força descendente geral que faz o modelo se destacar em altas velocidades.
Embora focado em um desempenho emocionante, a beleza que define o arranjo de luzes traseiras em ‘X’ é ecoada em todo o design exterior, até nos mínimos detalhes. Inspirando-se na única sinfonia de preto e amarelo do Type 57 Roadster Grand Raid Usine, que Ettore Bugatti tanto amava, o W16 Mistral oferece uma tela criativa para a qual uma infinidade de combinações de cores pode ser especificada - permitindo que os motoristas criem um caráter verdadeiramente individual para seu veículo, da mesma forma que Ettore o fez.