MINI 2023: A NOVA GERAÇÃO VAZA SEM CAMUFLAGEM

Há pouco mais de um mês, a própria MINI mostrava as primeiras imagens da nova geração do MINI nesta era moderna sob o guarda-chuva da BMW. Um primeiro aperitivo para uma estreia que parece que terá que esperar até 2023. No entanto, não será necessário esperar mais para ver esta nova carroceria do icônico modelo britânico sem camuflagem, pois da China chegaram algumas fotos que já mostram o aspecto da quarta geração do MINI sem nenhum tipo de filtro.
Embora sua origem seja um pouco incerta e tenham sido tomadas em instalações na China, muitos jornalistas e contas famosas em redes sociais, como Greg Kable, compartilharam estas fotos vazadas que mostram o novo aspecto do famoso utilitário em sua versão MINI Cooper SE, com uma configuração de três portas e alimentada por um motor elétrico que terá mais destaque que o atual, mas também estarão disponíveis mecânicas tradicionais a combustão, tanto diesel como gasolina.
São imagens que mostram um modelo com um aspecto mais moderno do que parecia em princípio, com faróis onde uma redonda assinatura luminosa como moldura segue sendo a protagonista, mas que é acompanhada de duas linhas horizontais. Diferencia-se assim do aspecto que mostrava o protótipo revelado pela BMW (aqui), não sabemos muito bem se porque a marca quis despistar ou porque se tratam de versões distintas. Esse visual está acompanhado por linhas muito suaves na carroceria e uma grade com desenho quase octogonal e parcialmente fechada, própria dos modelos elétricos, que também dá seu toque de modernidade a este novo MINI.
Mas onde este novo MINI 2023 rompe por completo com a tradição até parecer um modelo mais moderno que retro, é na traseira, onde surgem lanternas que abandonam a característica forma retangular de cantos arredondados para propor um curioso estilo muito mais afilado, mas o que se mantém é o característico teto flutuante.
No entanto, além da estética, de certo modo este novo MINI sugere uma volta às origens, com aparentes dimensões um pouco mais compactas, concretamente em seu comprimento, ou pelo menos o regresso de uma saliência muito mais curta que dá esse toque tão particular ao MINI tanto a nível estético como de condução.
Este vazamento também permite conhecer parcialmente seu novo interior que aposta em um design minimalista e muito limpo onde se destaca uma grande tela táctil de desenho redondo que ocupará o lugar do tradicional quadro de instrumentos e que deixa claro o compromisso da marca com a tecnologia. Entretanto, outra possível novidade de porte é que a marca britânica renunciará ao couro no interior desta nova entrega, ao mesmo tempo que apostará em tecidos sustentáveis, como no MINI Strip, acompanhados de uma gama de cores vivas.
A linha MINI incluirá mais uma vez a carroceria conversível que acompanhará as carrocerias tradicionais, e desta vez, a produção acontecerá em Oxford em lugar de ser responsabilidade da empresa de fabricação de automóveis VDL Nedcar na Holanda. Os entusiastas esperam que chegue também um John Cooper Works, que provavelmente será o último com um motor a combustão, já que a MINI quer ser totalmente elétrica para 2030. Antes de que isso aconteça, já foram anunciados planos para trazer um MINI John Cooper Works Electric de zero emissões ao mercado, com o objetivo de que continue oferecendo as mesmas sensações ao volante.
Tanto para uns como para outros se espera uma versão evoluída da plataforma FAAR de tração dianteira do BMW Group, que permitirá oferecer tanto modelos a gasolina como diesel, que seguirão vivos pelo menos mais uma geração, como os mencionados modelos elétricos.
Uma vez que estas primeiras imagens da quarta geração estão protagonizadas pela versão 100% elétrica do modelo, se espera que ela melhore notavelmente em termos de eficiência de maneira que a autonomia supere os 300 km. Cabe lembrar que o modelo atual permite cobrir una distância de apenas 234 km, de modo que todos os esforços se concentrarão em melhorar sua tecnologia de baterias.