MORRIS GARAGES APRESENTA O MG COMET EV, UM NOVO ELÉTRICO BARATO COM 230 KM DE AUTONOMIA
A espera terminou. Após uma quantidade relevante de fotos flagrantes, de vazamentos e inclusive de adiantamentos oficiais, finalmente entrou em cena o novo carro elétrico barato da Morris Garages. A popular marca MG segue adiante em seu particular processo de eletrificação e, mais concretamente, de impulso da mobilidade sustentabilidade em mercados emergentes. Sua nova proposta para a mobilidade urbana já é uma realidade. Acaba de ser revelado o MG Comet EV.
A apresentação aconteceu na Índia. É o primeiro mercado onde será comercializado. Na crescente linha MG o novo Comet EV se posicionará como o elétrico mais barato. Desempenhará o papel de ‘irmão menor’ do MG ZS EV. É um automóvel muito pequeno, fruto das alianças estratégicas que o gigante chinês SAIC mantém em seu mercado local.
Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir que o Comet EV não é um veículo totalmente novo. A MG tomou como ponto de partida um elétrico existente. Está baseado no Wuling Air EV. A carroceria apresenta formas quadriculadas. Exibe uma série de traços distintivos com os quais ostenta personalidade própria.
A frente se destaca pela faixa de luz LED horizontal que realça a sensação de largura. Ela combina com grupos ópticos de forma quadriculada e um para-choque onde se encontra a única entrada de ar. Aliás, a tomada de carga da bateria se encontra na parte dianteira. Logo abaixo do emblema da MG.
Em termos de dimensões, o MG Comet EV mede 2.974 mm de comprimento, 1.505 mm de largura, 1.640 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.010 mm.
Com relação ao interior do novo Comet EV, surge um habitáculo com quatro lugares. A MG deu uma ênfase especial na qualidade dos acabamentos e ajustes. Apesar de tratar-se de um carro urbano que lida no segmento A, a marca busca diferenciar-se claramente das outras propostas disponíveis no mercado.
O equipamento tecnológico é bem amplo. Dispõe de um sistema de tela dupla. Combina um quadro de instrumentos digital de 10.25 polegadas com uma tela táctil também de 10.25 polegadas. Uma tela táctil que é o centro nevrálgico do habitáculo. Um componente fundamental para manejar o sistema de infotainment. O sistema multimídia é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Trata-se de um veículo digital e conectado. A câmera de visão traseira, os sensores traseiros de estacionamento, os airbags frontais, as conexões USB, o ABS e o EBD, são alguns dos exemplos do equipamento presente no novo elétrico da MG.
Por tratar-se de um carro 100% elétrico, todas as atenções estão colocadas no sistema de propulsão. O coração do novo Comet EV é uma bateria de íons de lítio de 17.3 kWh. A energia armazenada na bateria é usada principalmente para alimentar um motor instalado no eixo traseiro. O motor elétrico desenvolve uma potência de 31 kW (42 cv) e 110 Nm de torque máximo.
O Comet EV apresenta uma configuração de tração traseira. A autonomia do Comet EV é de 230 quilômetros segundo o ciclo de homologação aplicado na Índia. Quanto aos tempos de carga, eles variam em função da tomada elétrica usada. Está equipado com um carregador de 3.3 kW que permite completar o processo de recarga de 10% a 80% em apenas 5 horas.
Em relação à sua chegada ao mercado, já está tudo pronto para o lançamento comercial do novo Comet EV. O livro de reservas será aberto em meados deste mês de maio. As primeiras unidades estarão disponíveis nos concessionários no final deste mesmo mês. O preço de saída é equivalente a 48.500 reais de acordo com o câmbio atual. Um preço que corresponde à versão de acesso. Mais adiante serão incorporadas à oferta novas versões. Por enquanto não há planos de sua comercialização no ocidente.