MOTOR BOXER DA SUBARU CELEBRA SEUS 55 ANOS

Hoje é o aniversário do motor boxer da Subaru, uma classe de motores que abriu vários capítulos na história automobilística, sobretudo quando no dia 14 de maio de 1966, o Subaru 1000 celebrou sua estreia mundial como o primeiro veículo japonês de produção em grande escala com tração dianteira e um motor boxer de 1.0 litro refrigerado a água.
Desde esse dia, os motores boxer compactos e eficientes têm sido parte do núcleo da marca, estabelecendo as bases perfeitas para oferecer o comportamento que a marca espera obter em cada um de seus modelos.
Na verdade, são as vantagens conceituais dos motores boxer de desenho completamente simétrico que permitiram o desenvolvimento da tração total simétrica, que tem sido sinônimo de segurança na condução e sucesso esportivo da Subaru desde 1972.
Até o momento, o maior fabricante mundial de veículos com tração total já produziu mais de 20.4 milhões de motores boxer, uma história de sucesso que agora evoluiu com o novo sistema ‘mild hybrid’ e-Boxer, mas que também fez com que o motor boxer alcançasse os 2.5 litros.
No motor boxer, os cilindros são planos em ambos os lados do virabrequim e as faces dos pistões em pares. Esta classe de motores oferece um equilíbrio de massas impecável e tem se caracterizado desde o princípio até hoje por uma vida útil e uma confiabilidade excepcionalmente longas.
Sem o motor boxer como núcleo, a tração total simétrica que tem sido típica da marca Subaru durante quase meio século, não teria sido possível. Desde o motor boxer instalado no veículo até a transmissão, do eixo cardan até o diferencial traseiro, todo o powertrain funciona em uma linha ao longo do eixo central do veículo para o benefício de um comportamento de condução equilibrado e neutro, além da máxima segurança de condução.
Com o Leone 1400 4WD Station Wagon lançado em 1972 como o primeiro automóvel com tração total produzido em série do mundo, a Subaru marcou o início desta nova era de condução, onde a Subaru continua sendo o líder do mercado mundial com mais de 19.3 milhões de veículos de tração total.