MOTOR FORD ECOBOOST V6: O NOVO “REI DE DAYTONA” QUEBRA RECORDE HISTÓRICO COM 358,8 KM/H
Depois de 26 anos, o Autódromo Internacional de Daytona, nos Estados Unidos, tem um novo "Rei da Velocidade": o motor Ford EcoBoost V6 de 3.5 litros. Um protótipo pilotado por Colin Braun estabeleceu um novo recorde de volta mais rápida em Daytona, de 358,8 km/h. Além disso, registrou novos recordes mundiais nas provas de 10 milhas (média de 337,99 km/h) e 10 quilômetros (325,79 km/h), ambos partindo da imobilidade.
As marcas aguardam homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas o piloto e o carro da equipe Michael Shank Racing mostraram o desempenho do Ford EcoBoost V6. Com a nova marca de Daytona, foi batido o recorde vigente de 338,5 km/h, obtido por Bill Elliott em um Ford Thunderbird na fase classificatória para a prova Daytona 500 em 1987.
"Foi um grande desafio e a potência do novo motor EcoBoost falou mais alto. Foi incrível e chocante atingir a velocidade de 358,8 km, um resultado da força do motor e de toda a equipe que trabalhou para esse recorde, levando o carro ao limite”, disse Colin Braun, de 25 anos, que não era nem nascido quando Bill Elliott estabeleceu o recorde anterior.