NISSAN SILVIA PODERÁ REGRESSAR EM 2025 COMO UM ELÉTRICO
Chegou recentemente do Japão uma notícia que deve ser levada em conta que destaca a possível chegada de um dos ícones japoneses do século XX mais populares e desejados em diferentes lugares do planeta, como o próprio Japão e os Estados Unidos. Estamos falando do Nissan Silvia, ou melhor dizendo, o S10, S110, S12, S13, S14 ou S15, em função de suas distintas gerações, ou de suas diferentes denominações: 180, 200 e 240SX.
A mídia local Best Car assegura que o coupe japonês não está só na mente de alguns funcionários da marca, mas também de altos executivos que já planejam um regresso em alto estilo, mas agora alimentado por motores elétricos. Sob o projeto ‘Pure EV Silvia Revival’ estariam trabalhando no ressurgimento de um modelo que saiu da linha de produção pela última vez em 2002, para regressar globalmente por volta do ano de 2025, uma data que muitas marcas já estão tomando como referência para eletrificar por completo toda sua linha de produtos.
Ao que parece, este projeto ganhou especial importância após a representação do Nissan Silvia EV do ano passado, um render criado pelo próprio VP de Design da Nissan Europe, Matthew Weaver, que toma como fonte de inspiração a primeira geração do coupe japonês. Esta, que foi revelada no Salão de Tokyo 1964, cedia alguns de seus traços visuais para a ocasião, tais como uma linha de estilo que recorre a carroceria desde os faróis dianteiros até as lanternas traseiras.
“Os principais componentes de um veículo elétrico são bastante diferentes e podem ser embalados de maneira diferente, em comparação com um automóvel com motor a combustão interna. Em consequência, o Silvia que reinventamos aqui teria um interior maior do que sugeririam suas dimensões exteriores. O Silvia estava adiantado em seu tempo, de uma maneira muito tranquila e discreta. Envelheceu muito bem e ainda hoje teria seu lugar nas estradas. Também é um grande exemplo do que se espera de um produto global: alta qualidade e apelo universal”, destacou o atual VP da Nissan na Europa.
Chegando a este ponto, não sabemos se estas informações procedentes do Japão terão uma base sólida ou não, pois são muitos os rumores na indústria automobilística que acabam não se concretizando. No entanto, é bom saber que há um lugar para os ícones em meio a um impulso global pela eletrificação de veículos e um dos exemplos mais claros temos com o regresso do Renault 4, assim como do Opel Manta GSe.