NISSAN Z 2023: APRESENTADO O ESPERADO SUCESSOR DO 370Z
Um dos carros mais especiais e mais esperados dos últimos meses acaba de chegar. O Nissan Z materializa tudo aquilo que foi mostrado no Z Proto e escreve o sétimo capítulo na saga Zeta da marca japonesa, com uma proposta deliciosamente protagonizada por um V6 biturbo e uma transmissão manual incluída de série.
Desde sua primeira geração, com o 270Z original, o coupe esportivo da Nissan tem sido um modelo totalmente orientado a condutores entusiastas. As décadas passaram e o Nissan Z - que agora já não utiliza nenhum número em seu nome - segue esse caminho, começando com a atualização do chassi.
A marca promete um carro fortemente conectado com o condutor graças a uma direção elétrica de forte tato mecânico, a pneus dianteiros mais largos e a um maior nível de rigidez em geral. A suspensão foi redesenhada e os amortecedores agora utilizam um desenho de monotubo, que reduz em aproximadamente 20% a força de impacto e se melhora a estabilidade.
Mas como mencionado no início, o destaque do Nissan Z 2023 é um propulsor V6 biturbo de 3.0 litros, notavelmente superior ao que era oferecido no 370Z. Ganha 69 cv e 30% a mais de torque para gerar um total de 405 cv a 6.400 rpm e 475 Nm entre 1.600 e 5.600 rpm. Com isso se reduz em 15% o tempo de sua aceleração de 0 a 96 km/h, que deverá rondar os 4.3 segundos.
As coisas se tornam ainda melhores ao saber que a Nissan ainda acredita nas transmissões manuais, pelo menos nos modelos corretos. O Z inclui de série uma caixa manual de 6 velocidades de raio curto e com embreagem EXEDY de alto desempenho que, segundo a Nissan, requer um mínimo esforço para seu movimento. Além disso, pela primeira vez em um carro de tração traseira da Nissan, o Z com pacote Performance inclui um sistema launch control para a transmissão manual.
Para aqueles que preferem dispensar o terceiro pedal, o Nissan Z 2023 também oferece como opcional uma transmissão automática de 9 velocidades, programada especificamente para as necessidades esportivas do veículo. Inclui mudanças manuais no volante com aletas herdadas do GT-R.
A herança de muitos de seus antecessores se nota à primeira vista. Ao lado de um 270Z, o novo Nissan Z compartilha muitos traços, como a caída do teto - em contraste com o tom da carroceria -, as proporções do capô e a traseira curta. As lanternas traseiras são herança do 300ZX, com um desenho muito horizontal e do tipo máscara, com iluminação de LED em 3D.
No interior acontece algo parecido. O Nissan Z se nota futurista e ao mesmo tempo respeita muitos dos elementos preferidos por seus entusiastas proprietários ao longo das décadas. Agora utiliza um quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas, mas seu desenho oferece três interfaces: ‘Normal’ para mostrar informação de mapas, áudio e do veículo, ‘Enhanced’ para priorizar informação do navegador e ‘Sport’, onde o tacômetro se apodera do centro e mostra informação do turbo, da transmissão e do medidor de forças G.
Em um estilo mais retro, o Nissan Z conserva três relógios analógicos para coroar o painel, controles de climatização por botão e freio de estacionamento mecânico. Os clientes poderão optar entre distintas combinações de cores para o interior: preto, vermelho ou azul, assim como uma edição especial limitada na cor amarelo, fazendo alusão à especificação do Nissan Z Proto.
Finalmente, em termos de tecnologia e equipamento, o Nissan Z poderá oferecer telas de 8.0 a 9.0 polegadas, chave inteligente, espelho retrovisor eletrocrômico, sistema de som Bose com oito alto-falantes, banco do condutor com ajuste elétrico, serviços online e várias assistências à condução: frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, monitor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, assistente de luzes altas automáticas e alerta de saída de faixa.
O emblemático Z tem como seus principais destinos os Estados Unidos e o Japão. A marca ainda está ajustando os últimos detalhes para começar sua produção e chegar aos concessionários norte-americanos no segundo trimestre de 2022.