NOBE 500: UMA PICK-UP ELÉTRICA DE ASPECTO RETRO

A Nobe está de volta. A jovem empresa, cujo quartel general encontra-se na Estônia, voltou a ser notícia depois de revelar os primeiros detalhes do novo projeto no qual vinha trabalhando. Trata-se do Nobe 500, uma interessante e peculiar pick-up elétrica que se destaca, sem dúvidas, por seu aspecto retro e descontraído. Um veículo que segue o rastro do Nobe 100.
O fabricante estoniano já revelou as primeiras imagens da nova Nobe 500 através de seus perfis oficiais nas redes sociais. É uma primeira antecipação, já que a grande apresentação acontecerá somente no próximo ano. Agora, foram confirmados os primeiros detalhes do projeto que já está em marcha. Um veículo que está destinado a ter um papel interessante entre os amantes das pick-ups clássicas que desejam aventurar-se no mundo da mobilidade elétrica.
Basta dar uma rápida olhada nestas primeiras imagens para perceber que as clássicas pick-ups da Ford foram a inspiração dos designers estonianos. A nova Nobe 500 exibe um capô curvado, elementos cromados, formas curvadas e suavizadas, assim como pneus com uma faixa branca. A isso há que somar para-lamas e rodas muito característicos que tornam esta pick-up um veículo próprio dos anos 50.
A zona de carga, a caçamba, apresenta extensões de madeira que lhe caem realmente bem. No entanto, apesar de não conhecermos as medidas, o veículo parece pequeno. Mais ainda quando se compara com o Nobe 100. O chassi será fabricado em fibra de carbono, o que se traduzirá em um peso leve.
Quanto ao interior, somos envolvidos por um ambiente clássico. O interior é simples e há apenas controles e dispositivos digitais, o que contrasta com o sistema de propulsão. Contará com um banco em lugar de dois assentos individuais.
Como destacamos previamente, este novo modelo segue o rastro do Nobe 100, um veículo de três rodas apresentado em 2018. Embora não esteja confirmado, espera-se que ambos os modelos compartilhem o sistema de propulsão. Neste caso, a nova Nobe 500 contará com um motor elétrico de 72 kW (98 cv) e uma pequena bateria de íons de lítio de 25 kWh que oferecerá uma autonomia aproximada de 200 quilômetros.
Com relação à sua chegada ao mercado, não há muitos detalhes, mas espera-se que a nova Nobe 500 esteja disponível no mercado no meio do próximo ano de 2022.