NOVO ASTRA NOS PLANOS DA OPEL
Com o lançamento previsto para o final de 2015, o novo Opel Astra foi visto em testes na Alemanha, mas a sétima geração do carro não será fabricada em seu pais de origem: será produzida em Gliwice (Polônia) e Ellesmere Port (Reino Unido).
A Opel deve reduzir substancialmente o peso do modelo em cerca de 100 kg e oferecer o motor a gasolina 1.0 Ecotec turbo, de injeção direta, três cilindros e na versão de 115 cv para os modelos de acesso na linha. Esse motor foi apresentado em março no Salão de Genebra no Adam nas versões 90 e 115 cv e deve equipar o novo Corsa a partir de outubro.
Sendo produzido com base na nova plataforma modular D2XX da General Motors, o Astra deverá ser mais leve e mais comprido, garantindo mais espaço no interior, principalmente aos ocupantes dos bancos traseiros. É previsto que adote as linhas do Monza Concept (foto), principalmente na parte dianteira.
A linha deverá manter os formatos de carrocerias hatchback, coupe, sedan, wagon e a versão esportiva OPC. O novo Astra poderá ser mostrado ao público em setembro do ano que vem, na edição do próximo Salão de Frankfurt.
A Opel prepara a expansão da sua linha com o lançamento de 27 novos modelos até 2018. Nos planos está também a introdução de 17 novos motores. Os planos fazem parte do projeto “Drive! 2022”, com o qual a marca alemã pretende aumentar a sua participação no mercado em até 8% na Europa e 10% na Alemanha até ao ano de 2022, com um acréscimo de 5% em suas margens de lucro. Com a ajuda de sua irmã britânica Vauxhall, o objetivo da GM é conquistar o segundo lugar em vendas de veículos de passageiros no mercado europeu.
A ofensiva começou com o lançamento da nova geração do furgão Vivaro e vai continuar este ano com a introdução da nova geração do Corsa em outubro, e para 2015 está agendado o novo Astra. A Opel vem registrando prejuízos há vários anos e que se agravou com a crise europeia e com a queda da procura de automóveis na Europa. Mas a previsão é de reverter esse quadro e para isso as medidas já estão sendo tomadas.