NOVO FORD KUGA PHEV É O CARRO MAIS SILENCIOSO DA FORD

Embora seja um aspecto que não se perceba a olho nu, os engenheiros colocam uma especial atenção para melhorar o isolamento acústico nos interiores de seus carros, tratando de criar atmosferas cada vez mais confortáveis para os ocupantes. E a proliferação da eletrificação no setor automobilístico está ajudando para que os níveis de ruído sejam cada vez mais baixos. Tanto é assim que o novo Ford Kuga PHEV é o carro mais silencioso da Ford.
Para conseguir isso, a empresa recorreu à “Whisper Strategy”, uma técnica que oferece “pequenas melhorias no ruído do veículo que se somam para marcar diferenças, ajudando a tornar as viagens mais confortáveis e menos cansativas para condutores e passageiros”, segundo explica a Ford em um comunicado de imprensa.
Os engenheiros da Ford examinaram diferentes elementos geradores de ruído, como a suspensão e as vedações das portas, com a finalidade de encontrar formas de otimizar o interior do novo Ford Kuga 2020. As melhorias incluem elementos como protetores de som ajustados aerodinamicamente debaixo do chassi do veículo, que ajudam a limitar o ruído da estrada e do vento que entra a partir do exterior. Além disso, os canais dos painéis exteriores que permitem a passagem de cabos e componentes ocultos de uma zona a outra são menores e mais estreitos para limitar o fluxo de ar dentro do chassi.
Durante os dois últimos anos, a Ford esteve testando mais de 70 pneus diferentes sobre superfícies que iam desde o asfalto liso até o concreto áspero e os pavimentados, em condições úmidas e secas em uma variedade de velocidades, com a finalidade de encontrar as especificações exatas para manter o ruído proveniente da estrada no mínimo e que, ao mesmo tempo, ofereça altos níveis de conforto e aderência.
A Ford decidiu realizar um ensaio privado onde testaram os níveis de ruído de até seis modelos diferentes da marca pertencentes a diversas épocas, incluindo o novo Ford Kuga Plug-In Hybrid. Deste teste se extraiu que a terceira geração do crossover americano é o mais silencioso da empresa, muito abaixo dos níveis que registraram modelos como o Anglia, o Cortina e o Mondeo.
Os testes se realizaram medindo os níveis de ruído interior máximo em velocidades aproximadas de 50 km/h medido em terceira marcha (modelos com transmissão manual). Estes são os resultados (Modelo/Decibéis):
- Ford Anglia (1966) - 89 dB
- Ford Cortina (1970) - 81 dB
- Ford Granada (1977) - 83 dB
- Ford Cortina (1982) - 79 dB
- Ford Mondeo (2000) - 77 dB
- Ford Kuga PHEV (2020) - 69 dB
O novo Kuga PHEV demonstrou ser, além disso, mais silencioso que um despertador (80 dB), que um aspirador de pó (75-80 dB), que una batedeira de alimentos (90 dB) e que uma lavadora (60-70 dB).