NOVO FORD MUSTANG CALIFORNIA SPECIAL TORNA O SONHO CALIFORNIANO EM REALIDADE NA EUROPA PELA PRIMEIRA VEZ

O estilo por excelência da costa oeste americana cruzou o Atlântico com a chegada do Ford Mustang California Special à Europa pela primeira vez.
Encarnando o espírito livre do carro original de 1968, o novo California Special é oferecido exclusivamente em modelo conversível com teto dobrável de aspecto clássico e emoções ao ar livre. Um pacote de design de edição especial com detalhes exclusivos, rodas de liga leve de 19 polegadas e emblemas especiais oferecem um estilo diferente. Além disso, o carismático motor a gasolina V8 de 450 cv proporciona a potência necessária.
No interior, o Mustang California Special foi projetado para proporcionar toda a diversão na estrada aberta seja qual for o tempo, com detalhes personalizados do California Special que acrescentam um atrativo exclusivo. As tecnologias de conforto de série incluem bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, um quadro de instrumentos personalizável de 12 polegadas e a avançada conectividade SYNC 3, que permite aos condutores escutar sua música favorita para uma viagem pela estrada ou encontrar as indicações para chegar à praia mais próxima apenas utilizando os comandos de voz.
Um novo vídeo divulgado hoje pela Ford marca a chegada do Mustang California Special à Europa celebrando o espírito do Mustang e demonstrando que a Califórnia é um estado de ânimo que pode ser curtida em qualquer lugar.
“O California Special é uma grande parte do legado do Mustang nos Estados Unidos e simboliza muito do que o Mustang representa: O prazer de conduzir e a liberdade na estrada. Esses ideais ressoam com a mesma força entre os entusiastas da condução na Europa, de modo que já é hora de os clientes europeus poderem experimentar a exclusiva mescla de estilo, desempenho e diversão ao volante do California Special”, conta Matthias Tonn, engenheiro chefe do programa Mustang da Ford Europa.
Design clássico reinventado
Quando o agora icônico Ford Mustang chegou às ruas em 1964, surgiram clubes de proprietários por todo os Estados Unidos, e muitos concessionários regionais criaram seus próprios designs personalizados. Um deles - inspirado no protótipo Shelby GT notchback de 1967 - chegou a chamar-se California Special.
Esta versão original apresentava uma grade escurecida, faróis antineblina e faixas laterais de competição que terminavam na frente das novas entradas de ar laterais traseiras, assim como um aerofólio inspirado no Shelby. Impressionada, a Ford colocou em produção um número limitado do California Special para 1968.
A nova interpretação - disponível somente como conversível de teto dobrável em homenagem ao famoso clima mediterrâneo do ‘Golden State’ - reflete o original com uma grade frontal em forma de colmeia acabada em Preto Ébano e com uma insígnia GT/CS em Vermelho Carrera, assim como faixas laterais inferiores acabadas em preto, vermelho e cinza. As faixas, que incorporam os logotipos GT/CS, se estendem dos para-lamas dianteiros até os traseiros e apresentam uma inscrição oculta ‘California Special’ que é quase invisível em condições de pouca luz, mas que se torna muito mais proeminente com uma luz solar mais intensa.
Assim como o original, as melhorias aerodinâmicas apontam ao desempenho do V8, com um splitter dianteiro maior e entradas de ar laterais traseiras opcionais. Na parte traseira, uma tampa California Special se situa por cima dos quatro tubos de escape. As rodas de liga leve de cinco raios adicionam exclusividade. As rodas dianteiras de 19 x 9 polegadas e as traseiras de 19 x 9.5 polegadas estão acabadas em Cinza Carbono para complementar o splitter dianteiro, as saias laterais e o difusor traseiro. Debaixo do capô, a torre da suspensão leva um distintivo California Special.
As nove cores exteriores incluem os característicos Azul Grabber e Laranja Cyber, que contrastam com o teto preto que se dobra para transformar o perfil de coupe em um elegante conversível em oito segundos.
Outros toques de design exclusivos e recursos de conforto no interior do Mustang California Special destacam seu status de edição especial. Os bancos dianteiros aquecidos e refrigerados de série ajudam a manter os ocupantes confortáveis com o teto abaixado no verão e no inverno. Os bancos de couro e as inserções das portas estão parcialmente acabados em camurça Miko cinza - um material sintético ecológico feito de poliéster reciclado - com costuras vermelhas. Os bancos e os tapetes levam o logotipo GT/CS em relevo, e o painel de instrumentos está acabado em alumínio Carbon Hex com uma insígnia exclusiva Mustang California Special.
O sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3 da Ford foi projetado para estar sempre pronto para uma viagem por estrada, permitindo aos condutores controlarem seus smartphones conectados, o áudio, a navegação e as funções de climatização com comandos de voz e uma tela táctil central de 8.0 polegadas. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem custo adicional e a conectividade é proporcionada em movimento através de um modem FordPass Connect de série.
As tecnologias de assistência ao condutor de série, como o controle de cruzeiro adaptativo com assistência pré-colisão e o alerta de manutenção de faixa, contribuem para que a condução diária seja menos exigente, com o máximo alívio da tensão que proporciona o teto rebatível, criando um espaço ilimitado para a cabeça.
Boas vibrações
El motor Ford V8 de 5.0 litros do Mustang California Special, con 450 cv e 529 Nm de torque, proporciona o desempenho e a banda sonora próprios de um Mustang de edição especial.
Combinado com a transmissão manual de 6 velocidades da Ford, com tecnologia de adaptação das rotações para mudanças de marcha fluidas e um caráter ainda mais esportivo, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4.8 segundos. A avançada transmissão automática de 10 velocidades da Ford oferece uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos.
A transmissão automática também otimiza o desempenho em função do modo de condução selecionado. Os 4 modos Normal, Sport, Track e Neve/Úmido oferecem a experiência de condução adequada tanto na Rota 66 como na A6. O modo Good Neighbour pode limitar automaticamente a emissão de ruído do escape em momentos pré-programados do dia.
A tração e a aderência nas curvas são maximizadas com um diferencial de deslizamento limitado de série e um sistema de suspensão MagneRide disponível. Este monitora as condições mil vezes por segundo e utiliza um fluido controlado eletronicamente para adaptar a resistência do amortecimento ao cenário de condução.
O Ford Mustang California Special amplia a família europeia do Mustang, que inclui o Mustang GT fastback e conversível, o Mustang Mach 1 preparado para a pista e os Mustang Mach-E e Mustang Mach-E GT totalmente elétricos.
O Mustang Mach-E combina o estilo, o caráter e o desempenho do icônico esportivo com um motor elétrico de baixo consumo capaz de oferecer uma autonomia de condução puramente elétrica de até 610 km no ciclo WLTP. O Mustang Mach-E GT oferece a experiência de condução de um veículo de produção totalmente elétrico mais estimulante até esta data, com um motor de tração total especialmente ajustado que oferece 487 cv e 860 Nm para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.7 segundos.