NOVO MERCEDES-BENZ S CLASS COMEÇOU SUA PRODUÇÃO NA ULTRAMODERNA ‘FACTORY 56’

Geralmente não falamos muito de fábricas ou instalações dos fabricantes de automóveis, pois se trata de enormes espaços industriais tremendamente funcionais e sem valor arquitetônico ou histórico algum. Embora haja honrosas exceções, como puderam ser as modernas instalações da Volkswagen em Dresden e da Bugatti Automobili em Campogalliano, Modena (Itália), ou as atuais da Bugatti em Molsheim, que incluem o palacete da família Bugatti. Nesses casos são fábricas que contam com grande valor artístico e histórico, ao contrário da nova ‘Factory’ 56 da Daimler, que não se diferencia de qualquer outra planta do seu tipo, mas que ainda assim é muito notável, graças à enorme carga tecnológica que conta entre suas paredes.
A Factory 56 são instalações que a Mercedes-Benz acaba de estrear em Sindelfingen, Alemanha. Uma planta projetada expressamente para acolher a produção da nova geração W223 do Mercedes-Benz S Class, o sedan estandarte da marca alemã e o modelo mais avançado, tecnologicamente falando, que podemos encontrar no mercado atualmente.
Por isso, a empresa se sente especialmente orgulhosa de suas novas instalações, uma vez que despenderam uma enorme quantidade de recursos e esforços para deixar esta planta com um altíssimo grau de automatização e a tecnologia mais avançada disponível, onde serão montados os sedans mais caros e luxuosos da marca. Pois depois do S Class recém-apresentado chegarão o futuro Mercedes-Maybach S Class e o elétrico Mercedes-Benz EQS, que sairão destas mesmas instalações.
Segundo a marca alemã, esta planta será de emissões zero graças ao seu enorme sistema de alimentação fotovoltaico e um sistema de armazenamento de energia elétrica baseado ??em baterias de veículos reutilizadas. Além disso, estas instalações são cerca de 25% mais eficientes em comparação com a planta de montagem anterior do S Class e não só pelo volume total de unidades produzidas, mas também pelo fluxo de materiais em seu interior.
Ao contrário de outras linhas de montagem do seu tipo, a Factory 56 dispensa as estações de trabalho estáticas e em seu lugar conta com mais veículos que seguem a linha, o que facilita modificar e melhorar de maneira rápida o processo de fabricação, como podemos ver no vídeo abaixo. Nestas instalações trabalharão mais de 1.500 empregados em dois turnos.