NOVO MERCEDES-BENZ SL CHEGARÁ EM 2021 COM VERSÕES HÍBRIDAS
Durante um longo tempo vinham sucedendo diferentes rumores que apontavam a possível interrupção da produção do SL em favor do AMG GT Roadster. Acontece que com a chegada do S Class Cabrio posicionando-se um degrau acima em exclusividade e ainda oferecendo quatro lugares, criou-se uma possível situação de canibalização entre modelos.
Assim, o fato de não surgir nenhuma imagem do desenvolvimento de uma nova geração do SL poderia confirmar esses rumores, mas a realidade é diferente. Acontece que a marca da estrela tem outras prioridades, o que não quer dizer que não esteja trabalhando em uma renovação que poderá surgir em 2021.
Na verdade, o departamento de chassis da Mercedes-Benz esteve trabalhando em sua nova plataforma MSA - especial para roadsters e esportivos, derivada da MRA de propulsão traseira que é utilizada pelos sedans a partir do C Class até o S Class - durante o verão de 2016, rodando no circuito de Nurbürgring com uma mula de testes que se ocultava debaixo da carroceria recortada do Mercedes-Benz S Class Coupe.
Apesar de todos os rumores, a Mercedes-Benz não se esquece desse modelo e parece que já tem planejado o seu substituto para 2021. As últimas informações que giram em torno do novo SL são mais do que interessantes, pois de acordo com os americanos da Automobilemag, está sendo debatido apenas se será comercializado sob o nome de AMG ou se será mantido debaixo da Mercedes-Benz, já que a primeira pode ter tomado o comando do desenvolvimento do novo modelo compartilhando mecânicas e arquitetura com a nova geração do AMG GT.
Esse movimento é muito lógico se olharmos a partir de uma óptica diferente, que evitaria essa suposta canibalização que a Mercedes-Benz não deseja. É que com a chegada do sedan esportivo AMG GT4, o pessoal da Mercedes-AMG enxerga com muito bons olhos um conversível de quatro lugares, muito mais luxuoso e exclusivo, deixando o S Class Cabrio sozinho na divisão de modelos da Mercedes-Benz Passenger Cars.
A revista americana aponta que a nova geração do Mercedes-Benz SL, conhecida como R232, poderá passar a ser um modelo de quatro lugares - aumentando a distância entre-eixos, mas sem alcançar o S Class Cabrio - e abandonar o teto de alumínio em favor de uma capota de lona que diminuirá o peso, junto com um chassi e carroceria de alumínio e não renunciando à suspensão pneumática, direção nas rodas traseiras, barras estabilizadoras ativas e tração total 4MATIC, quatro tecnologias que darão também um caráter muito mais esportivo ao SL.
Mas se essa mudança poderá ser interessante, mais ainda será sua linha de mecânicas, já que a Automolbilemag indica que o novo SL contará exclusivamente com motores ajustados pela Mercedes-AMG, além de desenvolvimentos completos elaborados à mão e assinados pela divisão esportiva de Affalterbach.
Mais detalhadamente, o novo SL poderá contar com quatro versões mecânicas - todas a gasolina e com tecnologia de 48 volts - para que se tornem semi-híbridos com um motor de arranque que proporcionará uma potência extra de 20 cv, assim como o novo Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC.
O topo da linha poderá ser conhecido como ‘AMG 73’, contando com um sistema híbrido plug-in, o mesmo que estreará no Mercedes-AMG GT4, que combina o conhecido motor V8 biturbo de 4.0 litros e 612 CV com um motor elétrico, que entrega uma potência de 204 cv, que somados oferecem mais de 800 cv de potência máxima.