NOVO MERCEDES-BENZ SL COM MAIS EFICIÊNCIA E DINAMISMO NO SALÃO DE LOS ANGELES
Renovando um ícone da indústria automobilística, a Mercedes-Benz apresenta no Salão de Los Angeles a atualização do SL, modelo que chegará ao mercado no primeiro semestre de 2016 dotado de uma estética mais intensa e com a tecnologia melhorada.
O novo SL destaca-se por sua aparência mais em linha com os outros modelos da marca, com a parte dianteira apresentando alguns traços idênticos aos do AMG GT, mas também algo do novo A Class. Com as alterações, o capô, o para-choque, os faróis e a grade são totalmente novos.
Os faróis passam agora a contar com a tecnologia de LEDs inteligentes, ao passo que os espelhos retrovisores e as entradas de ar cromadas nas laterais inferiores do para-choque contribuem para um aspecto mais dinâmico graças à sensação de maior largura.
A linha de motores compreende agora uma versão SL 400 equipada com motor V6 de 367 cv e 500 Nm de torque (35 cv e 20 Nm a mais), assim como o SL 500 com o motor V8 de 455 cv de potência. O primeiro acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, ao passo que o segundo cumpre o mesmo ‘sprint’ em 4,3 segundos.
Além dessas duas versões, o SL conta ainda com os Mercedes-AMG SL 63 e SL 65, este último equipado com um motor V12 de 6.0 litros e 630 cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos. Já a versão SL 63 utiliza um motor V8 de 585 cv com uma aceleração de 0 a 100 km/h feita em 4,1 segundos. A velocidade máxima encontra-se limitada eletronicamente em 250 km/h em todos os modelos SL.
De série, surgem com a transmissão automática de dupla embreagem 9G-Tronic, utilizando ainda a tecnologia Dynamic Select para alterar o parâmetro de funcionamento de diversos elementos - direção, suspensão, climatização e motor - de forma a alterar o caráter do modelo na estrada.
Exteriormente, destaque para as novas cores, as rodas de 19 polegadas com novos desenhos (de cinco e dez raios) e seis novas rodas AMG no leque de acessórios. O interior também foi ligeiramente melhorado, contando agora com três cores - Solar Red, Polar Blue e Polar White - e novos materiais de revestimento no painel de instrumentos. O volante com base plana e três raios conta com uma estrutura de magnésio e a zona de aderência ergonômica com acabamento de alta qualidade. Doze botões controlam o menu de navegação no painel de instrumentos, assim como o sistema de áudio, telefone e comandos por voz. A instrumentação foi renovada, havendo ainda uma tela multifuncional TFT no painel de instrumentos.
Em termos tecnológicos, o SL dispõe de sistemas como o Active Brake Assist (conhecido como o Collision Prevention Assist Plus em outros modelos), que graças a sensores, permite alertar e frear no caso de uma proximidade muito brusca ao veículo da frente. Opcionalmente, dispõe de um conjunto de sistemas de assistência e de segurança com câmera e sensores, denominado Driving Assistance, que inclui o sistema Distance Pilot Distronic e Steering Pilot, que permite manter uma distância segura para o veículo da frente e manter o carro na faixa de rodagem, Active Brake Assist com função de cruzamento de trânsito e sistema de monitoramento de veículos no ângulo morto, entre outros.
Outro opcional é o sistema de estacionamento automático que pode ajudar a estacionar sem que o condutor tenha que intervir na direção. Uma nova funcionalidade é o estacionamento na perpendicular. O Parking Pilot inclui seis sensores de ultrassons tanto na frente como atrás, que conseguem medir o espaço disponível. O sistema inteligente de iluminação de LED permite cinco modos distintos: modo de estrada, iluminação em curva, iluminação com base em câmeras, função de rotatória e luzes de neblina.
Sendo um conversível para ser utilizado a céu aberto, o SL tem também a sua vantagem para os dias de inverno, com o funcionamento do teto em seu ciclo automático completo de forma eletrônica, garantido até os 40 km/h.