NOVO OPEL CROSSLAND X: EXPOENTE DE ESTILO E FUNCIONALIDADE

Criar um automóvel que alia os atributos de um SUV às qualidades de um veículo concebido para o estilo de vida das cidades. Este foi o desafio que os designers da Opel aceitaram para dar forma ao Crossland X, o novo crossover da Opel que será apresentado ao público no próximo dia 7 de março, no Salão de Genebra. Ao lado do modelo elétrico Ampera-e e dos topos de linha Insignia Grand Sport e Sports Tourer, o Crossland X insere-se na vasta ofensiva de produto da Opel ‘7 em 17’, que prevê o lançamento de sete novos modelos no curso deste ano.
O novo Crossland X entra na linha Opel para posicionar-se próximo do Mokka X, no vibrante segmento B-CUV/SUV. Assim, os designers criaram uma nova interpretação crossover da filosofia de design da Opel (Arte escultural aliada à precisão alemã) que reflete um caráter focado no estilo sem, contudo, perder de vista o lado funcional.
“O Crossland X é claramente um Opel. É um dos nossos expoentes de estilo e de funcionalidade”, explica Mark Adams, VP de Design da Opel. “Estamos orgulhosos de ter criado um automóvel com tão belo equilíbrio entre ambos os conceitos, oferecendo um interior muito espaçoso, com exterior compacto”.
O novo Crossland X revela a harmonia de formas que é reconhecida no design Opel. As linhas típicas da marca alemã estão bem evidentes em todos os detalhes, especificamente na grande grade dianteira e na barra destacada que ‘segura’ o logo Opel, nas assinaturas de ‘dupla asa’ nos faróis e na dinâmica forma de ‘lâmina’ esculpida nos painéis laterais.
As superfícies são suaves e simultaneamente bem marcadas por linhas desenhadas com precisão. O teto, separado visualmente da carroceria por uma linha cromada, permite níveis superiores de personalização ao poder ser pintado de cores diferentes. A qualidade elevada de todo o conjunto é espelhada nos faróis dianteiros compostos integralmente de LED e nas linhas que fluem em toda a carroceria em direção a uma parte traseira pontuada por grupos ópticos colocados em posição elevada.
O estilo atraente do exterior é refletido também no interior, onde se abrem volumetria invulgar e generosos espaços de arrumação. A influência do novo Insignia e do Astra é bem visível na orientação do painel de instrumentos e na forma como se integra com as portas, criando uma atmosfera de bem-estar. Os diferentes elementos decorativos integram-se na perfeição com o desenho geral e dão personalidades distintas a cada nível de equipamento. A qualidade dos materiais e dos acabamentos é sublinhada por apontamentos requintados em cromado que enquadram o painel de instrumentos e as saídas de ar. Detalhes como a grande tela táctil no topo do console central e os bancos traseiros rebatíveis 60/40, que podem ser reguláveis longitudinalmente em calhas de 150 mm, tornam o habitáculo do Crossland X excepcionalmente versátil e amigo das famílias. O fato de poder avançar ou recuar os bancos traseiros traduz-se ora em mais espaço para pernas ou em capacidade acrescida do porta-malas, conforme as necessidades. A capacidade do porta-malas do Crossland X atinge 520 litros - situando-se no topo do segmento - e pode chegar a 1.255 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A funcionalidade, ajustada a estilos de vida familiar ativa, está expressa em variados detalhes de tipo SUV, como as proteções inferiores da carroceria e dos para-choques dianteiro e traseiro. Dentro, condutor e passageiros usufruem de bancos em posição elevada, típicas de um SUV. Destaque-se que o Crossland X é 16 centímetros mais curto e 10 cm mais alto que o modelo Astra.
Automóveis funcionais de dimensões compactas ajustam-se de igual modo a deslocamentos curtos às compras e a viagens mais longas em férias. Na verdade, a popularidade desse tipo de veículo cresce de forma significativa, especialmente entre famílias que habitam os espaços urbanos. As vendas no segmento B-CUV/SUV (onde um dos modelos mais populares é o Opel Mokka X) quintuplicaram desde 2010. O novo Opel Crossland X acrescentará, sem dúvida, ainda mais ímpeto a este mercado e contribuirá para o crescimento da Opel.