NSU Ro 80: FUTURISTA, AERODINÂMICO E ELEGANTE
Até o nome é especial: Ro 80, ‘Ro’ em referência a ‘pistão rotativo’, e ‘80’ para denominar o produto. Quando foi apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt em setembro de 1967, o NSU Ro 80 assombrou o mundo automobilístico. Klaus Arth, especialista na marca, o descreveu assim: “Muitos visitantes não sabem o que admirar primeiro, se o seu design futurista, a extravagante condução ou ambas as características”. O carro não alcançou o sucesso em vendas de acordo com a impressão causada entre o público, de modo que o último NSU Ro 80 saiu da linha de produção em abril de 1977. A Audi Tradition apresenta este modelo no segundo episódio da série sobre a história da NSU.
Uma fábrica que produz um carro novo quase sempre tende a crer que é “o mais bonito, o mais rápido, o mais econômico, o mais moderno; em resumo, o carro ideal”. Com estas palavras, a NSU Motorenwerke AG anunciava seu novo modelo nas vésperas do Salão de Frankfurt de 1967, para continuar com uma mensagem mais modesta: “Na NSU também estamos muito orgulhosos de nosso novo filho, mas nos esforçamos por evitar os superlativos em qualquer de suas formas; em vez disso, nos limitamos a expressar uma afirmação: este é um carro bom e, sem dúvida, interessante”.
O fabricante de automóveis de Neckarsulm respaldava estas afirmações com mais de 80 páginas de informação, que incluíam uma grande quantidade de dados e desenhos técnicos, assim como uma descrição detalhada do princípio de funcionamento do motor NSU/Wankel de pistões rotativos. A NSU sabia que mesmo os especialistas necessitariam abundante material para explicar o novo conceito de veículo, especialmente sobre o motor NSU/Wankel. A documentação reconhecia amplamente suas vantagens, como o menor peso, a menor necessidade de espaço, o funcionamento com poucas vibrações e o menor número de componentes em comparação com um motor convencional de pistões de movimento alternativo. Em setembro de 1967, após cinco anos de desenvolvimento, a empresa de Neckarsulm apresentou ao público o NSU Ro 80 em Frankfurt como o primeiro carro do mundo fabricado em série com um motor Wankel de duplo rotor. O público presente no evento ficou assombrado.
Novos padrões em tecnologia e design
Este sedan esportivo estabeleceu novos padrões em relação a comportamento em estrada, segurança, conforto e desempenho. O Ro 80 cumpria o princípio de design de “A forma segue a função”. A NSU desenvolveu o carro no túnel de vento: sua carroceria em forma de cunha, com uma frente plana, uma linha de cintura baixa e ligeiramente ascendente e uma parte traseira elevada, permitia um coeficiente de resistência aerodinâmica Cx de 0.35, e outorgava ao carro um aspecto que os contemporâneos consideravam futurista. Como reflexo disso, os anúncios publicitários do Ro 80 proclamavam com confiança: “Existem carros de ontem e carros de hoje, e depois estão os carros da NSU”. Em 1971, esta afirmação foi formulada de forma mais universal: “Na vanguarda da tecnologia” (“Vorsprung durch Technik”), um slogan publicitário que se converteu na essência da marca Audi desde que Auto Union GmbH, com sede em Ingolstadt, e NSU Motorenwerke AG passaram a operar juntas com a fusão em 1969.
A coragem da empresa de Neckarsulm ao lançar o Ro 80, um carro revolucionário em muitos aspectos, se viu finalmente recompensada. Um ano depois de seu lançamento, os jornalistas especializados elegeram o NSU Ro “Car of the Year”, sendo o primeiro veículo alemão a obter este prêmio. No entanto, o carro não conseguiu um sucesso comercial duradouro: em 1973, a crise do petróleo elevou os preços da gasolina e os clientes optaram por veículos mais econômicos. Isso significou o fim do motor de pistões rotativos e, portanto, do NSU Ro 80. O carro foi fabricado na planta de Neckarsulm entre os anos de 1967 e 1977. Quando o modelo deixou de ser fabricado, a produção do Audi 100 já ocupava a maior parte da capacidade da fábrica. Durante sua vida útil foi fabricado um total de 37.374 unidades do NSU Ro 80.
Mesmo hoje em dia, o NSU Ro 80 segue tendo fiéis seguidores, assim como a marca NSU: Inúmeros clubes estão revivendo a história da marca em reuniões periódicas, encontros e eventos. Um dos acontecimentos mais destacados deste ano de aniversário será o dia do entusiasta que será celebrado no dia 16 de setembro em Neckarsulm, organizado pela Audi Tradition junto com o Audi Forum Neckarsulm, o Audi Club International e o Deutsches Zweirad- und NSU-Museum Neckarsulm, um museu de motocicletas e bicicletas históricas.
Todos os meses, até dezembro, a Audi Tradition apresenta um modelo da NSU diferente, incluindo clássicos da marca tanto de duas como de quatro rodas e protótipos. E nós mostraremos aqui.