NSU ‘URUGUAY’: UM DOS MODELOS MAIS EXCLUSIVOS DA FAMÍLIA NSU
O NSU ‘Uruguay’, nome com o qual era conhecido coloquialmente este modelo em Neckarsulm, é um dos membros mais exclusivos e singulares da família NSU. Entre 1969 e 1971, o importador da NSU em Montevidéu fabricou 500 unidades desta station wagon de formas angulosas em suas versões P6 e P10.
É um modelo quadrado, como se fosse desenhado com esquadro. O NSU Uruguay não encaixava em absoluto na linguagem de design dos automóveis da NSU do final da década de 1960. Foi assim como aconteceu.
Em 1968, o importador da NSU no Uruguay, Quintanar, começou a produzir e comercializar praticamente por sua conta um station wagon utilizando subconjuntos técnicos do NSU Prinz 4 com motor de 2 cilindros. No final daquele ano, a empresa havia vendido 140 unidades. Mas o importador queria mais, sobretudo um motor mais potente, preferivelmente de 4 cilindros. Em maio de 1969 foi feita uma reunião na planta de Neckarsulm para esclarecer se isso era factível. Para isso foi enviado por avião a Neckarsulm uma carroceria de amostra do NSU Uruguay, que os engenheiros da marca utilizaram para fabricar um protótipo.
No final, o motor de 4 cilindros do NSU Prinz 1000 não caberia no compartimento do motor se não fossem efetuadas grandes modificações, mas poderia ser montado na parte traseira do carro. Os representantes da Quintanar não pareciam preocupados pela considerável perda no volume de carga que significaria a transformação, nem tampouco pela longa lista de problemas apontados pelo departamento de Desenvolvimento Técnico de Neckarsulm. Apesar de algumas “queixas fáceis de solucionar”, as autoridades de inspeção de Darmstadt avaliaram positivamente o station wagon da NSU, e lhe deram luz verde.
Deste modo, entre 1969 e 1971 saíram da linha de montagem em Montevidéu, 500 exemplares dos modelos P6 e P10. Em 1971, a NSU se retirou do mercado uruguaio, o que também selou o destino do ‘Uruguay’. Atualmente, o protótipo do NSU P10, o primeiro e único de sua classe que circulou pelas estradas alemãs, é um dos modelos mais singulares e distintivos da coleção de veículos históricos da AUDI AG.
NSU ‘Uruguay’ P10 (protótipo de 1969) da coleção de veículos históricos da AUDI AG
- Motor: 4 cilindros em linha de quatro tempos refrigerado a ar
- Potência: 43 cv a 5.000 rpm
- Cilindrada: 996 centímetros cúbicos
- Velocidade máxima: 120 km/h
- Consumo de combustível: 13.3-15.4 km/l
- Período de produção: 1969-1971
- Produção total: Em torno de 500 unidades (NSU P6 e NSU P10)