O ESPERADO SUV DA MERCEDES-MAYBACH SERÁ FABRICADO NOS ESTADOS UNIDOS

O SUV da Mercedes-Maybach segue em andamento. Há alguns meses que seu desenvolvimento iniciou e inclusive tivemos a oportunidade de flagrar um exemplar de testes rodando por estrada. A ideia de ver um SUV de ultra luxo assinado pela Maybach será materializada muito em breve. Faz tempo que a Mercedes-Benz decidiu oferecer uma alternativa a marcas como Bentley e Rolls-Royce.
Dietmar Exler, CEO da Mercedes-Benz USA, descreveu esse novo SUV da seguinte maneira: “Será um carro chefe. Representa o luxo. Ajudará a construir a marca Mercedes-Maybach, sem dúvida”. No novo roteiro estabelecido para a Mercedes-Maybach se inclui o lançamento de diferentes modelos com os quais abrangerá mais nichos de mercado. No entanto, Exler deixou claro que, por exemplo, não veremos um Maybach A: “Logicamente estenderemos a marca para onde tenha sentido. Não posso imaginar um Maybach A, mas nos melhores modelos da Mercedes-Benz oferecer uma versão Maybach faz muito sentido para nós”.
Com marcas como Rolls-Royce, Bentley, Lamborghini e Maserati, as vendas globais de SUVs de ultra luxo crescerão até alcançar as 20.000 unidades anuais até o ano de 2023, segundo as previsões consideradas pelo AutoForecast Solutions. Estados Unidos e China concentram o grosso das vendas desses modelos com 75% do total. Também é preciso ter em conta que outras empresas do porte da Ferrari e da Aston Martin lançarão seus esperados SUVs muito em breve.
O SUV da Mercedes-Maybach será baseado na nova geração do Mercedes-Benz GLS, modelo que está atualmente em desenvolvimento. Debaixo do seu capô se espera um motor V8 a gasolina e sua potência deverá superar a barreira dos 550 cv. A estreia desse modelo acontecerá na China, um dos mercados onde se registrará a maior parte de suas vendas. Em relação ao seu preço, se espera que ronde os 200.000 dólares, sendo um dos veículos mais caros comercializados pela Mercedes-Benz nos Estados Unidos.
O Mercedes-Maybach GLS chegará ao mercado em um bom momento. Os clientes tradicionais do mercado de ultra luxo iniciaram há um tempo sua particular transição dos clássicos sedans para modelos do tipo SUV e crossover. Tim Urquhart, Analista em Londres da IHS Markit, assinalou o seguinte a esse respeito: “Os SUVs de luxo estão decolando. É o que grande parte do mercado deseja”.
Por outro lado, a chegada de um SUV ajudará a refrescar a marca Maybach. Atualmente a oferta da Mercedes-Maybach gira em torno de diferentes modelos criados a partir do Mercedes-Benz S Class. Ao introduzir em sua linha um todo-terreno, a submarca de ultra luxo da Mercedes-Benz espera chegar a novos clientes e abranger uma maior quantidade de nichos de mercado.
A produção do Mercedes-Maybach GLS será realizada nos Estados Unidos. Mais concretamente na fábrica da Mercedes-Benz no estado do Alabama. Atualmente esse centro de produção está sendo atualizado para poder produzir carros elétricos da família EQ a partir do próximo ano. Atualmente são fabricados os seguintes modelos nessa planta: GLS, GLE e GLE Coupe.
Essa fábrica tem uma capacidade de produção anual de 300.000 veículos. Praticamente dois terços dos modelos fabricados são exportados a outros mercados.