Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. O FORD AIRSTREAM CONCEPT PREVIU O SUCESSO ATUAL DOS CROSSOVERS

Notícias

O FORD AIRSTREAM CONCEPT PREVIU O SUCESSO ATUAL DOS CROSSOVERS

31/03/2025

Voltar
O FORD AIRSTREAM CONCEPT PREVIU O SUCESSO ATUAL DOS CROSSOVERS

Pouco antes de as bases da indústria automobilística de Detroit começarem a tremer no final dos anos 2000, a Ford fez uma parceria com a Airstream para criar algo muito interessante. O incrivelmente brilhante Ford Airstream Concept estreou no Salão de Detroit em 2007.

Na época, a colaboração tinha dois objetivos: homenagear a Airstream e, ao mesmo tempo, mostrar o futuro da indústria, que a Ford acreditava ser os crossovers. E não há dúvidas de que ele acertou em cheio sobre o rumo que o mercado tomaria nos próximos anos.

Naquele ano, a Ford declarou que esperava que 3 milhões de crossovers fossem vendidos anualmente até 2010, considerando o conceito Airstream. Desde então, crossovers e SUVs se misturaram a ponto de serem praticamente indistinguíveis, mas em 2023, esses tipos de veículos ultrapassaram 8 milhões de vendas.

Este é o protótipo em formato de ovo, que lembra o Ford Edge de primeira geração. Isso não é inteiramente uma coincidência, já que o Edge também chegou em 2007. No entanto, o Edge não tinha uma grande porta tipo asa de gaivota no lado do passageiro, nem um sofá envolvente na parte traseira com uma lâmpada de lava digital modernizada no centro. Lâmpada de lava? Certo, a Ford não acertou em cheio nas tendências futuras.

Para ser justo, os designers se inspiraram no filme épico de Stanley Kubrick de 1968, ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’. Isso explica a luminária de lava, sem mencionar a abundância de vermelho brilhante no interior e nas guarnições das janelas.

No entanto, o Airstream Concept tinha telas, sem dúvida um prelúdio do que estava por vir. O condutor tinha um painel de instrumentos flutuante com um único visor de medidor e controles de toque. Ele tinha várias câmeras para visualizar o exterior e, no centro do painel, um monitor de visão dupla que, entre outras coisas, podia reproduzir DVDs.

Na parte traseira, aquela estranha lâmpada de lava funcionava também como uma tela de 360 ??graus, capaz de reproduzir mais DVDs. Era o ponto focal da cabine principal do Airstream, que era decorada mais como um lounge, com espaço suficiente para se esticar.

Temos certeza de que a Ford não tinha ideia de que o movimento ‘Van Life’ estava chegando, mas este Ford Airstream poderia ter sido a escolha perfeita para os clientes que amam viver em seus veículos. Adicione alguns tanques de água e um banheiro e pronto. Temos visto casos de pessoas vivendo todos os dias em veículos menores.

Este também não era um conceito estático. A Ford o chamou de híbrido plug-in, mas não é o que você pensa; não combinou um motor a combustão com um motor elétrico e uma bateria. Em vez disso, ele usou uma célula de combustível de hidrogênio com uma bateria. Isso mesmo, o Airstream Concept tinha uma bateria de íons de lítio de 336 volts com autonomia estimada de 40 quilômetros. A célula de combustível de hidrogênio foi usada para carregar a bateria em vez de alimentar o motor, e o fabricante anunciou uma autonomia total de 490 km.

O Ford Airstream Concept nunca foi concebido para ser produzido em massa. Ele foi projetado para apresentar a visão da Ford sobre o futuro próximo do automóvel, e sabe de uma coisa? Com exceção de alguns detalhes, como a célula de combustível de hidrogênio (e a lâmpada de lava), a empresa acertou em cheio. Se esses detalhes vermelhos fossem removidos e ele fosse pintado normalmente, o Airstream não estaria fora de lugar hoje.

Normalmente, o destino desses tipos de protótipos é sombrio, mas desta vez temos boas notícias. A Ford revelou recentemente seu Heritage Fleet Vault, localizado na sede mundial da empresa em Dearborn, e o Airstream Concept está lá, entre os Mustangs, F-150s, carros-conceito e outros veículos escolhidos para homenagear o legado da marca do Oval Azul.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

2007 - FORD AIRSTREAM CONCEPT

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter